sábado, 24 de março de 2012

Atividade 9º ano Colégio Encanto Unidade II



Atividade extra para 9º ano Unidade 2.

A dupla deve copiar na folha de atividade entregue pelo professor as questões e responde-la.Entregar na data solicitada pelo professor 09/04/2012

1. (UCS-RS) A Lei Eusébio de Queirós (1850):
a) proibiu o tráfico interprovincial de escravos.
b) libertou os escravos com mais de 65 anos de idade.
c) libertou os escravos de propriedade do Estado.
d) libertou os escravos nascidos a partir de sua promulgação.
e) proibiu o tráfico de escravos para o país.

2. (UFG-MG) O desenvolvimento da economia cafeeira no Brasil, no século XIX, enfrentou problemas
de mão de obra e foi necessário buscar alternativas à escravidão negra até então existente.
Entre estas alternativas encontramos as colônias de parceria e a imigração. Explique em que se
constituíam e quais os resultados de cada uma delas.

3. Leia atentamente:
“A Revolta de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro, ocorreu na Bahia, entre 1893 e
1897, e talvez seja o mais conhecido entre os movimentos messiânicos que, a partir de meados do
século XIX, ocorreram em vários pontos do país.”
RODRIGUES, Marly. O Brasil da década de 1910. São Paulo: Ática, 1997.
Agora responda:
a) De acordo com o texto, Canudos foi um “movimento messiânico”. O que isso quer dizer?
b) De acordo com seus estudos, indique como era a economia na região de Canudos.

4. Complete com V (verdadeiro) ou F (falso).
a) Em todas as regiões, depois da abolição, os ex-escravos dirigiram-se para o emprego assalariado.( )
b) No Vale do Paraíba, muitos libertos estabeleceram regime de parceria com seus antigos donos.( )
c) As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro receberam grande número de escravos libertos, que
para lá se dirigiram em busca de trabalho. ( )
d) No Rio de Janeiro, onde a presença do imigrante era menor, os ex-escravos tiveram mais
chances de se empregar nas indústrias. ( )
e) Em São Paulo, os donos de oficinas artesanais nunca utilizaram o negro como trabalhador. ( )

5. Elabore uma ilustração no espaço abaixo que represente os cortiços do início da República.
Escreva uma legenda que sintetize um aspecto importante da vida das pessoas nos cortiços.

6. Leia atentamente:
“A Revolta da Vacina permanece como exemplo quase único na história do país de movimento
popular de êxito baseado na defesa do direito dos cidadãos de não serem arbitrariamente tratados
pelo governo. Mesmo que a vitória não tenha sido traduzida em mudanças políticas imediatas além
da interrupção da vacinação, ela certamente deixou entre os que dela participaram um sentimento
profundo de orgulho e de autoestima, passo importante na formação da cidadania.”
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia
das Letras, 1991.
Agora responda:
a) A Revolta da Vacina colaborou para a formação da cidadania? Explique.
b) Qual foi a conquista dessa revolta?
c) De acordo com os seus estudos, qual foi o motivo que levou à revolta? Para quais doenças
eram destinadas as vacinas?.

7. No início do século XX, grande parte do efetivo da Marinha brasileira era formada por pessoas
pobres, muitas delas recrutadas enre ex-escravos e seus descendentes. Explique como se deu o
início do movimento conhecido como Revolta da Chibata.

8. Complete a tabela sobre o cangaço:
a) Na primeira coluna figuram itens do vestuário ou armas dos cangaceiros.
b) Na segunda coluna, sua função ou utilidade.
c) Na terceira coluna, faça uma ilustração colorida sobre esse o item.


9. Complete a Cruzadinha:
a) Antônio _______________: um peregrino no sertão.
b) Doença infectocontagiosa.
c) Aves parisienses introduzidas no Brasil para comer insetos.
d) Doença de D. Pedro II no final do Império.
e) Amparo, apoio.
f) O rei do cangaço.


10. Complete com características do cangaço:
a) Nos anos de 1930, o governo fechou o cerco contra o bando de ____________________.
b) O cangaço sobreviveu por mais dois anos, centrado na figura de ________________________.
c) O massacre em _______________________ despertou em Courisco a amizade que o unia ao
antigo companheiro.
d) Lampião, sua mulher, _______________________________, e mais nove cangaceiros foram
mortos e decapitados pela polícia.

Um comentário:

  1. Professor, eu posso estar enganado, mas existem algumas questões que foram referentes ao conteúdo do ano passado, tem certeza que estas questões são do 9º ano?

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