segunda-feira, 26 de março de 2012

ATIVIDADE SOBRE O MUNDO ALÉM DA EUROPA


ATIVIDADE PARA OS ALUNOS DO 7 ANO COLÉGIO ENCANTO.
Esta atividade extra deve ser feita em grupo de 4 alunos. 



1. Dê o significado de:
CAABA:
TRIBO:
YEMMEN:

2. (USP-SP) Assinale, de acordo com o seguinte código:
I – A Hégira foi a fuga de Maomé pra Yatrib, que em sua homenagem passou a ser chamada Medina.
II – Sob a direção do Califa Omar, a conquista muçulmana rapidamente englobou o Oriente Médio,
sendo conduzida para o Ocidente, no tempo dos Omíadas.
III – Maomé quebrou os ídolos existentes na Caaba, em Meca, no ano 630, marcando com esse
ato o início oficial do Islão.
a) I, II e III corretas.
b) Apenas a I está correta.
c) I e II corretas.
d) I e III corretas.
e) II e III corretas.

3. Leia atentamente:
“Os omíadas iriam salvar a comunidade muçulmana pela força e construir o Império Árabe. Com a
morte de Utman, o partido dos homens pios levou ALI ao poder. MOAVIÁ OMÍADA, governador da
Síria, primo de Utman, recusou-se a reconhecê-lo. A batalha teve lugar na planície de Siffin, entre
o Iraque e a Síria. (…).
ALI foi assassinado pelo Khariditas, em 661, e MOAVIÁ se tornou Califa. Muito enérgico,
instalou seu poder sobre a Síria e o Egito, mudando sua capital para Damasco.”
HISTORAMA. Buenos Aires: CODEX. Vol III. p.27.
Agora responda:
a) O episódio apresentado no texto trata da chegada de qual família muçulmana ao poder?
b) De acordo com os seus estudos, quais as mudanças ocorreram no Império durante o governo
dessa família?
c) Qual o nome dos substitutos dessa família?

4. (Fuvest-SP) A arquitetura é geralmente considerada a mais importante das artes na civilização
islâmica, na qual a pintura e a escultura não tiveram o mesmo desenvolvimento, devido:
a) à proibição da representação da forma humama.
b) ao apego aos padrões geométricos característicos do mundo árabe.
c) ao caráter pragmático da cultura árabe.
d) ao caráter politeísta e contrário à idolatria da religião maometana.
e) à forte influência bizantina assimilada no Mediterrâneo oriental.

5. Escolha duas dessas áreas e escreva  os progressos técnicos e científicos ocorridos no Império Árabe.

MATEMÁTICA - ALQUIMIA - ARQUITETURA - MEDICINA

6. Leia atentamente:
“As primeiras informações a respeito do reino de Gana foram encontradas na obra do escritor
árabe Al-Fazari, no século VIII. Esse autor relata que, no Marrocos, Gana já era conhecida como a
terra do ouro desde o século VIII, por conta da existência de reservas desse metal e do comércio
estabelecido com o Norte da África, que trocava, entre outros produtos, o ouro por sal.”
MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2008.
Agora responda:

a) Qual o principal artigo retirado de Gana a partir do século VIII e para onde era destinado?
b) Comente a sociedade pré-colonial de Gana.
c) Indique quais das principais atividades econômicas de Gana atualmente.

7. “As histórias do império Mali, na epopéia mandinga, estão ligadas a Sundiata, uma criança
enferma que escapou com vida quando seu pai, o soberano do pequeno reino do Mali, foi massacrado
com seus filhos pelo rei do Sosso do então império de Gana.” (Kabengele Munanga). Cite
as principais características do Império Mali.

8. Complete com V (verdadeiro) e F (falso):
a) A Universidade de Sankore era muito parecida com as escolas medievais européias. ( )
b) A Universidade de Sankore possuía uma administração central, com registros de estudantes e
cursos. ( )
c) Os estudantes da Universidade de Sankore tinham de 8 a 10 professores em salas de aulas
fechadas. ( )
d) Os objetivo de ensino na Universidade de Sankore era transmitir os ensinamentos do Alcorão.
( )

10. Estabeleça a conexão entre a formação dos reinos africanos e o império muçulmano.

2 comentários: