sexta-feira, 23 de março de 2012

TESTE 1 BIMESTRE DE GEOGRAFIA


Colégio Encanto unidade II
Aluno(a): ___________________________________________________Nº: _________
Profº:  Rafael                 Série: 2ª Ano Ens. Fundamental                   Teste de Geografia 

A Mosca ou a Aranha?
“O que pode um escritor dizer sobre o tema como aquele que nos é proposto: A Globalização da tecnologia em informática? Ocorreram-me várias coisas enquanto pensava no assunto. No silêncio de uma velha sala, eu preparava esta intervenção quando me aconteceu observar na esquina do teto uma teia de aranha. Esse pequeno animal concebera e construíra não uma casa onde morar, mas uma armadilha para caçar. Os ingleses chamam web a esse entrelaçar de fios. A tradução do termo é ambígua- pode ser rede, pode ser teia. Essa mesma ambigüidade puxou o gatilho de uma velha inquietação. Venho partilhar convosco esse desassossego.
Preocupa-me a maneira como estamos cedendo à tentação de olhar a tecnologia como solução global para os nossos múltiplos males. Muitos de nós acreditamos que é a técnica que vai nos salvar da miséria. Essa crença nos deixa vulneráveis a uns tantos vendedores de produtos mágicos. O futuro não seria apenas melhor – como diz o slogan – mas fácil, tão fácil como digitar um teclado. Para sermos como eles, os desenvolvidos, basta preencher uns tantos indicadores nos critérios de consultores e, num ápice, entramos no clube.
Sabemos que não é verdade. Desconheço por que motivo queremos tanto ser como eles e não como nós mesmo, seguindo caminhos nossos para destinos que nós próprios inventamos. O que nos separa da riqueza são, sobretudo, questões de natureza não técnica. São atitudes, vontades, uma determinação política e uma postura do domínio da cultura. Digitalizar não nos converter em seres modernos. Encostar a orelha no telemóvel [celular] não nos torna produtores de coisa nenhuma. Caso não venhamos a exercer alguma soberania em atos que no final, são de cultura, entramos nesse universo menor, um pequeno parceiro da periferia [...].
Não pretendo fazer apologia de coisa nenhuma. Afinal é inevitável que abracemos todo este brilho das inovações digitais. Gostaria apenas de saber que estamos pensando o nosso lugar nesse universo, nós que somos uma nação profundamente marcada pela oralidade. E que estamos fazendo contas de quanto e como podemos ganhar se tivermos um projeto nosso capaz de introduzir mudanças e inovações no projeto dos outros. Gostaria de saber se estamos acautelados sobre o quanto iremos perder dessa teia de relações que nosso cotidiano do espaço público. O rumor do dumba-nengue [mercado informal; bazar], o diz que diz do chapa-cem [veículo informal de transporte de passageiro], não seremos essas as preciosas web-pages de internet moçambicana?”

COTTO, Mia. Pensatempos; texto de opinião.
Lisboa; caminho, 2005.p.65-67.
1- Nesse texto, o que significam os termos Mosca e Aranha?







2- (UECE) Leia, com atenção o texto abaixo.
“ A descoberta da eletrecidade e dos motores eletricos traz grandes inovaões técnicas. O carvão vai sendo substituido pelo petróleo. No lugar da industria têxtil, os setores mais importantes passm a ser a siderurgia, as industrias metalurgicas, a petroquímica e a industria automobilística.”
O texto trata da:
a) Terceira Revolução Industrial típica das inovações tecnologicas da epoca atual
b) Primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do seculo XVIII até por volta de 1870
c) Segunda Revolução Industrial surgida deste o final  século passado até os anos 70 do seculo XX
d) aplicações de inovações tecnicas na produão, sem caracterizar uma peridização das Revoluções Industriais.

03 - (UNIFOR CE)  
A Europa passou por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção, no século XVIII, com a introdução da “Revolução Industrial”, iniciada na Inglaterra, fortalecendo o sistema capitalista e solidificando suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos.


Marque a alternativa correta em relação à evolução do capitalismo por impulso da Revolução Industrial:



a)    A Revolução Industrial Inglesa foi disseminada, inicialmente, nos Estados Unidos, que nessa época já era a maior potência econômica do mundo.
b)    O princípio da Revolução Industrial foi possível pelos avanços tecnológicos da invenção da máquina à vapor e caracterizou-se por um tripé da Indústria Têxtil, da Siderurgia e da Mineração.
c)     O princípio fundamental para o sucesso da Revolução Industrial foi a estatização dos meios de produção.
d)    As maiores invenções da Revolução Industrial no século XVIII foram o automóvel, a televisão, o telefone e a geladeira.
e)     Com o surgimento das primeiras indústrias na Inglaterra, aconteceu uma forte migração de trabalhadores das cidades para o campo, onde estavam instaladas essas fábricas.


04-(PUC RJ)  

Em maio de 2008, Paul Krueger, um “Sem Teto”, foi preso pela polícia de Atlantic City acusado de dar golpes em mulheres inscritas em um site de relacionamento. Segundo a promotora da cidade: “Um mendigo com um laptop consegue um tremendo acesso ao mundo exterior”.


Charles Pitt, morador das ruas de São Francisco, possui perfis nos sites MySpace, Facebook e Twitter, além de comandar o fórum SF Homeless, que possui 140 membros. Nele os participantes podem ser alertados sobre encontros para moradias públicas, dentre outras informações. Para Pitt, “Você não precisa de uma TV. Você não precisa de um rádio. Você não precisa nem mesmo de um jornal. Mas você precisa da internet”.

As reportagens ilustram uma importante característica do mundo atual apresentada na opção:

a)    Ampliação da inclusão social, consequência do desinteresse das classes mais pobres pelas novas tecnologias da informação.
b)    Redução das desigualdades sociais, possibilitada pelo acesso irrestrito às novas tecnologias de comunicação em todas as partes do mundo.
c)     Expansão dos fluxos materiais, resultado da consolidação das redes mundiais de produção que garantem o acesso às redes globais de informação.
d)    Consolidação de velhas redes sociais, acessíveis a todos e plenamente no mundo graças à rapidez na troca de informações em escala planetária.
e)     Aumento das possibilidades de interatividade com o mundo, resultado da facilitação do acesso à informação e da intensificação dos fluxos imateriais.

 TEXTO: 1 - Comum à questão: 5

O mundo da ciência e da técnica

Duzentos anos atrás, apenas 3% da população mundial vivia em cidades. Há um século, na esteira da Revolução Industrial, a porcentagem tinha subido para 13% — ainda uma minoria em um planeta essencialmente rural. Em algum momento deste ano, de acordo com estimativas das Nações Unidas, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em áreas urbanas ultrapassará o de moradores do campo. Segundo o mesmo estudo, nas próximas décadas praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades, nas quais viverão sete em cada dez pessoas em 2050. A população rural ainda deve aumentar nos próximos dez anos, antes de entrar em declínio gradativo. A atual migração para as cidades é de tal ordem que se pode compará-la, de forma alegórica, a um novo salto na evolução. O Homo sapiens cedeu lugar a seu sucessor, o Homo urbanus.
(Trecho do texto O Planeta Urbano. Veja, 16.04.2008)



05 - (UFABC SP)  
No processo de desenvolvimento da revolução a que o texto faz referência, a inovação tecnológica atingiu todos os ramos da produção. Sobre esse contexto, foram apresentadas as seguintes afirmações:

I.     A invenção da máquina a vapor contribuiu para que as indústrias, assim como as pessoas em busca de trabalho, fossem gradativamente se transferindo para os centros urbanos, que começaram a crescer vertiginosamente.
II.    O aperfeiçoamento dos métodos artesanais de produção elevou os salários para a mão-de-obra desqualificada, fixou o trabalhador rural no campo e desacelerou o processo de migração para as grandes cidades européias.
III.  A transferência do controle de produção das mãos capitalistas para as mãos dos trabalhadores foi responsável pelo aperfeiçoamento dos mecanismos rudimentares de produção e pelo crescimento dos centros urbanos europeus.
IV.  Com o surgimento da fábrica, a máquina passou a ser fator determinante do processo de trabalho e uma acentuada divisão do trabalho no seu interior caracterizou a produção fabril e fez surgir um novo tipo de trabalhador: o operário.

É correto apenas o que se afirma em:

a)    I e II.
b)    I e IV.
c)     II e III.
d)    II e IV.
e)     III e IV
.
 06 - (FEPECS DF)  
Leia o texto abaixo:

“As grandes empresas adquiriram um tal poder de mobilidade, redução de mão-deobra e capacidade de negociação – podendo deslocar suas plantas para qualquer lugar onde paguem os menores salários, os menores impostos e recebam os maiores incentivos - , que tanto a sociedade como o Estado se tornaram seus reféns.”
(Nicolau Sevcenko. Virando Séculos. p. 31.)

A causa e a consequência da situação descrita no texto acima, respectivamente, é:

a)    Neoliberalismo e fortalecimento dos Estados Nacionais.
b)    Crise do Petróleo e Estado do Bem-Estar Social.
c)     Fordismo e movimentos nacionalistas e xenofobia.
d)    Revolução Industrial e crescimento dos sindicatos.
e)     Globalização e redução de garantias sociais.

07- Considerando o capitalismo e o seu processo de desenvolvimento através da história MARQUE a opção que corresponde respectivamente a essas fasses é:
a) Capitalismo comercial, Capitalismo Financeiro, Capitalismo Industrial.
b)Capitalismo comercial, Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro.
c) Capitalismo Financeiro, Capitalismo comercial, Capitalismo Industrial.
d) Capitalismo Industrial, Capitalismo comercial, Capitalismo Financeiro.

08 - (FUVEST SP)  
Leia a charge a seguir:

Fonte: Bill Walterson. Universal Press/Best News, 1996. Adaptado.


A charge chama a atenção, principalmente, para a:



a)    precariedade da legislação ambiental em vigor nos países nórdicos, caracterizados pela intensa exploração de seus recursos florestais.
b)    expansão do capitalismo monopolista globalizado, que se caracteriza, a partir da II Guerra Mundial, pela busca de condições mais vantajosas para a produção industrial.
c)     internacionalização da pobreza, com a presença globalizada de trabalho infantil e de condições sub-humanas de trabalho.
d)    nova regionalização do espaço mundial, caracterizada pela centralização das indústrias, e pela concentração do capital e do trabalho.
e)     Divisão Internacional do Trabalho, caracterizada, a partir da II Guerra Mundial, pela inexistência de centros hegemônicos de poder e pela formação de blocos econômicos.

09- (UEG GO)  
“A época atual é caracterizada pela soma avassaladora de informações, em volume muito superior à capacidade de armazenamento do cérebro humano. Em nenhuma época da história da humanidade tantos dados estiveram à disposição. Mas, paradoxalmente, lembra Eco, talvez nunca tenhamos sido tão mal informados. Ou ainda: tão malformados. Temos grande quantidade de informação, mas pouca qualidade para processá-la [...]. Há a solidão do internauta, que o isola da comunidade cultural dos homens, e a quantidade quase ilimitada de informação. Mas, além disso, aumentam as possibilidades de as pessoas se perderem nessa selva ao saltar de um site para outro em busca de alguma informação específica”.
SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: geografia
geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007. (Adaptado).

Com base no texto acima, é CORRETO afirmar:

a)    a disseminação dos meios de comunicação eletrônicos e a aceleração da difusão das informações em tempo real promoveram o espírito de solidariedade e cooperação entre os povos.
b)    o acesso à internet trouxe uma maior integração no ambiente familiar, visto que os seus membros compartilham e discutem resultados de pesquisas divulgadas.
c)     as tecnologias de comunicação promoveram a integração cada vez maior entre os homens, ao unir os países ricos e desenvolvidos aos pobres e periféricos.
d)    a internet criou um novo espaço para o pensamento e para a comunicação, esse espaço não existe fisicamente, mas virtualmente.

 10- Descreva o que você entende por:
a)Técnica



b)Tecnologia.
Colégio Encanto unidade II
Aluno(a): ___________________________________________________Nº: _________
Profº:  Rafael                 Série: 3ª Ano Ens. Fundamental                   Teste de Geografia 

 Defina os termos abaixo:
1- Crescimento vegetativo.

2- Taxa de natalidade.

3- Escreva um breve texto sobre os problemas encontrados na teoria de Thomas Malthus.

4. (UFAL)
Observe o gráfico a seguir. Pelos dados nele contidos, é correto dizer que se trata da representação:

(A) de um argumento da Geografia Crítica quanto à questão do crescimento da população economicamente ativa.
(B) da teoria de Marx sobre o capitalismo e os recursos naturais.
(C) de um argumento favorável à teoria da luta de classes.
(D) de uma hipótese do Possibilismo Geográfico.
(E) da teoria de Malthus.

5. (UNIFAL-MG)
“O crescimento demográfico não é causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.” LACOSTE, Ives. Geografia do subdesenvolvimento. 7.ª ed. São Paulo: Difel, 1985, p.119-126. A partir desse fragmento e das teorias sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.

I. O autor retrata as ideias da teoria neomalthusiana, que se caracteriza pela explícita oposição às ideias malthusianas.
II. O autor propõe a adoção de uma política antinatalista rigorosa sem a qual não seria possível o desenvolvimento socioeconômico.
III. A solução para os problemas sociais e econômicos não pode basear-se, unicamente, na limitação dos nascimentos, e sim em uma melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida da população.

Marque a alternativa correta.
(A) Apenas I e II estão corretas.
(B) Apenas II está correta.
(C) Apenas III está correta.
(D) Apenas I e III estão corretas.



6. (UFPE, adaptada)
No estudo das populações humanas, convencionou-se representar a composição etária através da Pirâmide de Idades.
As pirâmides A e B representam a realidade de dois grupos de países: os desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Dessa forma, analisando-se os 2 gráficos, pode-se afirmar (V = verdadeiro e F = falso):

(A) (  ) A pirâmide B representa a realidade de países desenvolvidos, possuindo base larga que vai se estreitando à proporção que se aproxima do ápice.
(B) (  ) As alterações que vêm ocorrendo na taxa de fecundidade da população brasileira terão um reflexo na pirâmide etária do país.
(C) (  ) A maior expectativa de vida está expressa na pirâmide B.
(D) (  ) Países como os Estados Unidos, a Alemanha e a França apresentam uma baixa taxa de natalidade, inferior a vinte por mil, e uma taxa de mortalidade também baixa, inferior a doze por mil. A pirâmide etária desses países é semelhante à pirâmide A.
(E) (  ) A existência de uma elevada percentagem de população jovem nos países novos é o resultado da queda observada, no pós-guerra, na taxa de mortalidade, sem que tenha havido uma correspondente queda da taxa de natalidade. Tal situação é representada pela pirâmide A.

7. (UFPB)
O gráfico abaixo descreve o processo imigratório nos Estados Unidos, no período de 1820 a 1990.

(A) os europeus formaram o principal contingente imigratório norte-americano do século XIX.
(B) o decréscimo da imigração nos Estados Unidos, nas três primeiras décadas do século XX, explica-se pela recessão da economia norte-americana nessa fase.
(C) a maior parcela dos imigrados nos Estados Unidos, nos últimos cinquenta anos, é representada por latino-americanos.
(D) o crescimento da imigração nos Estados Unidos, na segunda metade do século XX, deve-se a uma política de privilégios e incentivos aos estrangeiros que pretendem trabalhar naquele país.
(E) a atual crise de emprego no mundo tem acirrado as lutas entre as diversas etnias que hoje habitam o território norte-americano, fenômeno que se aguça com a rapidez do crescimento da imigração nos Estados Unidos.






8. (CESGRANRIO-RJ)
Observe a pirâmide de idade a seguir, de meados dos anos 1960, onde estão indicadas as faixas etárias de homens e mulheres, as datas de nascimento e respectivos percentuais. Assinale a opção que contém uma interpretação incorreta a respeito das condições demográficas/econômico-sociais do país em questão:

(A) Trata-se de um país desenvolvido economicamente.
(B) A nação apresenta tendência à diminuição da natalidade.
(C) As reentrâncias na pirâmide indicam ter estado essa nação seriamente envolvida nas duas Guerras Mundiais.
(D) A expectativa de vida é elevada, embora sejam altos os índices de mortalidade infantil.
(E) Revela-se certo desequilíbrio entre os sexos nas idades mais elevadas, confirmando-se a menor longevidade dos homens.
                               
09. (UNISA) A capacidade de crescimento da população é infinitamente maior do que a capacidade de produção de alimentos na Terra. Esse é o enunciado básico da doutrina de Malthus, que consiste no seguinte princípio:

a) progressão geométrica da população e progressão aritmética dos alimentos;
b) progressão geométrica da população e baixa taxa de natalidade;
c) progressão aritmética da população e baixa taxa de mortalidade;
d) progressão aritmética da população e progressão geométrica dos alimentos;
e) progressão geométrica da população e alta taxa de natalidade.

10. (UNIVALE) Sobre a ‘população’ a alternativa verdadeira é:

a) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.
b) A população relativa é o número total de habitantes de um local.
c) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.
d) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.
e) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial.








Nenhum comentário:

Postar um comentário