sexta-feira, 23 de março de 2012

TESTE DO 1 BIMESTRE DE HISTÓRIA


TESTE DE HISTÓRIA 6 ANO
1- qual o significado da palavra história?
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2- O que são fontes históricas?
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3- Qual a importância da unidade de medida para o historiador?

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4- Descreva os séculos abaixo e explique como se organiza o século?

a) 1500                                   b) 1501                               c) 476                                 d) 400

e) 2012                                   f) 2000                                g) 1999                               h) 15

5- Sobre as teorias da evolução do ser humano descreva sobre:

a) Teoria do criacionismo.
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b) Teoria do evolucionismo.
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6- A era da Pedra Lascada se refere a qual período
a) Neolítico
b) Paleolítico
c) Idade do Bronze
d) Hoje

7- Os primeiros humanos no período Paleolítico viviam da:
a) caça, da pesca e da colheita
b) da agricultura,
c) das indústrias
d) tecnologia

8-As primeiras ferramentas fabricadas pelos primeiros grupos humanos foram:
a) a faca, raspadores, ponta de lança e flecha
b) a inchada
c) o machado
d) foice, inchada

9- Qual período pode ser considerado a era da pedra polida.
a) Neolítico
b) Paleolítico
c) Idade do Bronze
d) Hoje

10-A atividade agrícola possibilitou a sedentarizarão dos grupos humanos, ou seja, a sua fechar à terra. Em que período.
a) Neolítico
b) Paleolítico
c) Idade do Bronze
d) Hoje

TESTE DE HISTÓRIA 7 ANO

1- Associe cada número a uma Frase.

1. Colonato
2. Comitatus
3. Direito consuetudinário
4. Ordálio
5. Guerra
6. Germânicos

         Teste usado pelos germânicos para provar a culpa ou a inocência se um acusado.

       

          Sistema de trabalho em que o Camponês era preso à terra.
 


          Sistema Jurídico em  que a tradição e os costumes têm força e lei.

           

         Assembléia de guerreiros germânicos.
 


         Conjunto de povos que habitavam o norte e o cento da Europa.  

 


         Atividade fundamental para os povos germânicos.   

2-  Complete a cruzadinha:

a) Povos que se fixaram nas terras do Império Romano.
b) Os guerreiros germânicos estabeleceram-se em terras das antigas aristocracias ___________.
c) Cristãos que assumiam cargos de liderança na comunidade religiosa.
d) Espólio, tudo que era conquistado por meio da guerra.
e) ___________________ Britânicas, onde se estabeleceram os anglo-saxões.

 Leia atentamente:

Ela [a Igreja] justificava a dependência do servo em relação ao senhor feudal e aos contratos entre suseranos e vassalos.
Hilário Franco Jr.

Agora responda:

3- Em que consistia o contrato entre suserano e vassalo?





4-  Qual o papel da Igreja durante o feudalismo na Europa?



5. Assinale a alternativa correta:

a) Pepino o Breve sucedeu Carlos Magno e manteve a mesma política.
b) Carlos Magno tornou-se senhor de todo o Ocidente.
c) Carlos Magno foi responsável pela expulsão dos árabes muçulmanos da Gália.
d) Pepino o Breve converteu-se ao cristianismo, aproximando os cristãos dos francos.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Observe a imagem e complete com o que se pede.


6- Localize o local em que encontramos o manso senhorial e indique a quem pertencia.

 Escreva o que significa:
7- Manso servil



8- Manso senhoral


9- Manso Comum




10- Ligue a palavra ao seu significado.

COMITATUS                                                       Prova física

COLONO                                                             Poder local exercido por um rei

DIREITO CONSUETUDINÁRIO                          Trabalhador livre

ORDÁLIO                                                           Assembléia dos companheiros

REALEZAS                                                         Leis por tradições orais



TESTE DE HISTÓRIA DO 8 ANO 
1. Complete o quadro com o significado de cada organização:
Companhia Geral de
Comércio do Brasil


Conselho Ultramarino



Companhia de Companhia do comércio do Estado do Maranhão


2. Descreva  cada área de acordo com a legenda apropriada
Revolta de Beckman                Azul

Guerra dos Mascates                 Vermelho 

Liderada pelos irmãos e
senhores Manuel e

 
Tomas.
Produtos como
bacalhau, trigo e vinho

 
não chegavam às mãos
dos moradores do
Maranhão
Os comerciantes de
Recife começaram a

 
exigir a participação no
governo local.
Os 500 escravos negros
anuais, prometidos

 
pelos comerciantes
portugueses, não foram
entregues.

Leia o texto e responda:

Não é uma educação imposta, mas um espaço de troca de conhecimentos, no qual eles tentam entender o modo como nós, não índios, compreendemos o  mundo, ao mesmo tempo em que nos ensinam a sua visão sobre o mundo em que estão imersos (…) É a maior prova de que, pela aceitação das diferenças, é possível um convívio construtivo entre segmentos diferenciados da população brasileira.

Lição Ianomâmi. Família Cristã. São Paulo: Paulinas, 1999.
3- Retire do texto uma frase que indique o confronto de uma nova cultura, pelos jesuítas sobre os índios brasileiros.



4- Assinale a alternativa que NÃO faz parte da rotina dos bandeirantes.


a) Destruição de quilombos.
b) Apresamento de indígenas.
c) Busca por pedras preciosas.
d) Conquista de novos territórios.
e) Trabalhos comunitários em estabelecimentos públicos.


5- (UEL–PR) As “entradas” e as “bandeiras” tiveram um papel importante durante parte da história do Brasil Colonial. As “entradas” eram expedições:

a) oficiais da Coroa portuguesa nos séculos XVI e XVII, que tinham como finalidade o reconhecimento do território; as “bandeiras” eram expedições particulares ocorridas no século XVIII, como o objetivo exclusivo de encontrar ouro.
b) de particulares, ocorridas nos séculos XVI a XVIII, objetivando reconhecer o território e localizar minerais; as “bandeiras” eram expedições oficiais, ocorridas nos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de encontrar metais preciosos, capturar índios e negros foragidos.
c) oficiais da Coroa portuguesa, ocorridas entre os séculos XVI e XVIII, com o objetivo de reconhecer o território e localizar metais preciosos; as “bandeiras” eram expedições organizadas por particulares, ocorridas entre os séculos XVI e XVIII, objetivando a localização de metais preciosos e a captura de índios e negros foragidos.
d) de particulares durante os séculos XVI a XVIII, que foram responsáveis pelo descobrimento da Amazônia; as “bandeiras”, expedições oficiais da Coroa portuguesa, ocorridas nos séculos XVIII e XIX, foram responsáveis pelo descobrimento de Paranaguá e de Guaíra.
e) oficiais da Coroa portuguesa, ocorridas entre os séculos XVIII e XIX, com o objetivo de capturar índios e negros aquilombados; as “bandeiras” eram expedições particulares, organizadas nos mesmos séculos, que tinham por objetivo fundar vilas.


6-  Complete com V (verdadeiro) e F (falso)

a) A criação da Companhia de Jesus ocorreu durante a Contra-Reforma. (  )
b) A criação da Companhia de Jesus foi uma medida para a contenção do protestantismo. (  )
c) O fundador da Companhia de Jesus foi o padre Manuel da Nóbrega (  )
d) A Companhia de Jesus foi criada em Portugal. (  )

7- Durante a União Ibérica, a Inglaterra e a Holanda, inimigas da Espanha, atacaram colônias portuguesas. Importantes partes do Império colonial lusitano foram perdidas e o que foi mantido já não proporcionava os mesmos lucros do passado. Portugal foi obrigado a assinar um tratado com a Inglaterra, como recompensa pelo auxílio inglês na luta contra os holandeses. Explique em que
consistia esse tratado.



8. A rivalidade entre os senhores de engenho e os grandes comerciantes era muito forte em Pernambuco. Nesse contexto, os mascates queriam a participar das decisões políticas da região. Sobre a Guerra dos Mascates, indique as conseqüências do movimento.



Leia o texto e responda as questões 9,10.

No século XVII, a realização de expedições pelo interior do Brasil aumentou bastante com a crise vivida na economia açucareira. A concorrência do açúcar produzido nas Antilhas e a falta de recursos da própria metrópole, que se encontrava desgastada com o processo de reestruturação política após o fim da União Ibérica, incentivaram a realização de longas viagens à procura de riquezas que pudessem suprir a mazelas deste delicado período da economia colonial.
As entradas eram incursões custeadas pelo interesse da própria Coroa Portuguesa. De forma geral, os representantes da administração colonial faziam essas viagens em busca de indígenas que seriam convertidos à condição de escravos e na busca de possíveis localidades onde poderia ser encontrada alguma mina. Essas viagens oficiais eram bastante comuns, mas não representaram a grande maioria das expedições que desbravaram o sertão brasileiro.
Boa parte dessas viagens ocorria graças à ação de particulares que organizavam as chamadas bandeiras. A atividade bandeirante tinha como objetivo também recolher os índios como escravos e buscar algum local rico em metais e pedras preciosas. Contudo, existiam algumas expedições que visavam recuperar escravos que haviam fugido de alguma propriedade. Esse tipo de atividade, mais conhecida como “bandeirantismo de contrato” acabou realizando a destruição de alguns quilombos descobertos no interior.
Os bandeirantes, apesar de terem sido representados de forma bastante romântica em alguns livros didáticos, contava com poucos recursos para se lançarem em sua aventura pelas matas. Muitas vezes utilizaram o mesmo armamento empregado pelos índios que apresavam (arco e flecha), andavam descalço e com poucos equipamentos e trajes que tornassem a experiência mais confortável.
Sob outro aspecto, podemos ainda destacar que o bandeirantismo também ficou marcando pelos diversos confrontos estabelecidos contra as missões jesuítas do interior da colônia. Em geral, os bandeirantes preferiam atacar as missões jesuíticas, pois lá encontravam um grande número de indígenas melhor adaptados à rotina de trabalho compulsório estabelecida pelos clérigos em suas propriedades.
A expectativa sob a descoberta de ouro e pedras preciosas no território brasileiro se tornou real somente nos últimos anos do século XVII. No ano de 1695, em meio a mais uma das expedições realizadas pelos bandeirantes paulistas, foi encontrada uma grande quantidade de ouro nas proximidades do Rio das Velhas, onde hoje se encontraram as cidades mineras de Caeté e Sabará. Tempos depois, o encontro de novas regiões auríferas estabeleceu a rápida ocupação do vale do Ouro Preto.
Anos mais tarde, a ação dos bandeirantes reportou a existência de ouro nas regiões de Mato Grosso e de Goiás. Em pouco tempo, vários portugueses saíram da metrópole em busca da riqueza descoberta pela ação dos bandeirantes. A chegada dos lusitanos na região de Minas Gerais acabou empreendendo uma violenta disputa pelas jazidas que acabou assinalando a chamada Guerra dos Emboabas, acontecida entre os anos de 1708 e 1709


9- No século XVII, a realização de expedições pelo interior do Brasil aumentou bastante devido a que?




10- como o texto descreve os bandeirantes?


TESTE DE HISTÓRIA 9 ANO 
1- Complete o quadro Comparativo.
Primeira Revolução Industrial
Segunda Revolução Industrial
Investimento



Fontes de energia



Industrias desenvolvidas


Paises onde ocorreu



Época em que ocorreu




Escreva o significado destas expressões.

2- Capitalismo Financeiro.
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3- Capitalismo Industrial.
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4- De acordo com os seus estudos, determine os fatores políticos que motivaram a expansão dos países industrializados.
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5-  Quais foram os problemas socias causados pela concentração populacional nas cidades industriais europeias no século XIX?
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6 - Complete com V (verdadeiro) e F (falso):

(   )   A melhoria na alimentação foi possível graças às políticas sanitárias.                
(   )   A industrialização foi o principal fator para o crescimento populacional.
(   )  Ao iniciar o século XX, os Estados Unidos, o Canadá, a Rússia, a Argentina e a  Austrália se  destacavam como maiores produtores de milho.                               





Leia atentamente:
O termo imperialismo foi definido pelo economista inglês Hobson, num livro lançado em 1902. Seu estudo teve o mérito de demonstrar o caráter econômico do fenômeno imperialista, emque a existência de excedentes de capitais para exportação nas metrópoles era uma decorrência da falta de distribuição de renda. O trabalho pioneiro de Hobson foi desenvolvido posteriormente por Lenin no livro Imperialismo, etapa superior do capitalismo. Para este revolucionário marxista russo, o imperialismo caracterizava-se por uma concentração da produção e dos capitais, que conduziam aos oligopólios, à fusão do capital bancário e industrial, gerando capital financeiro, à exportação de capitais, à associação dos grandes monopólios econômicos, que repartiram o mundo e, finalmente, à conquista e divisão de territórios periféricos pelas grandes potências, criando imensos impérios coloniais.

VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Primeira Guerra Mundial: relações internacionais do século 20. Porto Alegra:
UFRGS, 1996.

Agora responda as questões 7 e 8 com base no texto acima.

7- Retire do texto uma frase que melhor caracterize o Imperialismo.
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8- Indique, de acordo com o texto, quais os fatores econômicos da expansão imperialista.
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9- (Cesgranrio-RJ) Sobre a expansão na África, na Oceania e na Ásia, no final do século passado, são corretas as afirmações abaixo, com exceção de uma:
a) a necessidade de dominar regiões que pudessem absorver parcelas de capital cujo investimento lucrativo era mais limitado na Europa, onde a economia era cada vez mais dominada pelas empresas monopolistas.
b) o interesse em subjugar regiões em estágio de desenvolvimento inferior, de forma a estabelecer trocas internacionais que atendessem às diferentes necessidades do pólo colonizado e do colonizador.
c) a necessidade de dominar áreas situadas em pontos estratégicos nas principais rotas marítimas, em função do acirramento da concorrência entre as potências européias mais desenvolvidas.
d) o interesse por estas regiões explicava-se também pela necessidade de subjugar áreas que pudessem absorver emigrantes europeus, oriundos, em sua maior parte, das populações rurais.
e) a necessidade de dominar áreas que pudessem fornecer matérias-primas para as indústrias européias e força de trabalho a preços mais baixos do que aqueles pagos aos operários europeus.

10- (Mackenzie–SP) As grandes potências industriais européias , em meados século XIX, iniciaram uma expansão dirigida sobretudo para a África e Ásia, tendo como motivos:
a) o interesse científico do europeu em descobrir, povoar e ajudar a desenvolver áreas periféricas.
b) a superioridade racial do branco que, nessas regiões, levava às culturas primitivas os recursos de sua civilização.
c) o espírito missionário de defesa da fé cristã, traço marcante da cultura européia   da época.
d) a Revolução Industrial e a crescente competição entre os países capitalistas por mercados e por matérias-primas e mão de obra baratas.
e) a necessidade de trocar experiências tecnológicas e exportar modelos políticos para essas regiões.



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