sábado, 31 de março de 2012

CONTEÚDO PARA 3 ANO COLÉGIO ENCANTO

APONTAMENTOS E ATIVIDADES PARA PROVA DE GEOGRAFIA DO 3 ANO COLÉGIO ENCANTO.

Urbanização e densidade demográfica


As áreas de maior concentração demográfica localizam-se no Hemisfério Norte da Zona Temperada, na Eurásia (3/4 da população mundial), sendo os países mais populosos do Mundo: a China, Índia e EUA. Os países mais povoados do mundo são: Bangladesh, Holanda, Bélgica, Formosa, Porto Rico. Existem fatores condicionais para esta concentração que são : Clima favorável, presença de recursos naturais, riqueza em minérios para industrias e riqueza em solos para agricultura. Assim formam-se as grandes cidades. E apesar de existirem desde a Antigüidade, as cidades passam a ocupar, de fato, o centro da vida somente a partir da Revolução Industrial.

O processo de urbanização começa quase sempre interligado à industria. A cidade atrai a população do campo devido a presença da industria, que localiza-se junto aos principais centros urbanos devido a necessidade de mão de obra e mercado consumidor.

Com todos os atrativos e vantagens, principalmente materiais, que a cidade oferece e com a liberação da mão-de-obra rural, a urbanização pode ser considerada a marca registrada do século 20. E, em decorrência dela, surgem vários problemas como por exemplo os ambientais.

Como o ritmo de expansão da cidade é mais acelerado do que a ampliação da sua infra-estrutura, eles tendem a agravar-se com o tempo, ficando muito graves nas regiões mais pobres porque aos problemas somam-se a miséria, a falta de saneamento básico e a ocupação desordenada dos espaços urbanos.

A perda da cobertura vegetal, provocada pela ocupação humana e industrial e pela instalação de vias de circulação, diminui a infiltração da água no solo, aumenta a impermeabilização do solo, acentua as chamadas "ilhas de calor afeta a fauna, reduz a umidade atmosférica, aumenta a erosão, acaba com os mananciais. Com isso, a cidade passa a conviver com o assoreamento de canais, rios e represas, a falta d’água, os deslizamentos de morros e as inundações constantes.

A poluição do ar, causada pelas indústrias e, principalmente, pela fumaça lançada pêlos veículos, provoca doenças e intensifica o efeito estufa. Além disso, nos secos meses do inverno tropical, a inversão térmica acaba concentrando ainda mais os poluentes, sem ações adequadas pêlos governos que não assumem suas responsabilidades.

O lixo doméstico e os resíduos industriais são outro problema: o lixo, além de poluição é fonte de doenças, e desperdício de matérias-primas. O lixo orgânico tem três destinos: incinerado, o que polui o ar; transformado em adubo nas usinas de compostagem; depositado em aterros sanitários, o que produz um líquido altamente tóxico, conhecido como "chorume", e o gás metano, boa fonte energética. O lixo não-orgânico pode ser reciclado por meio de coleta seletiva, e a reciclagem é uma fonte de renda, diminui o desperdício de matérias-primas e reduz a poluição. Já os volumosos resíduos líquidos necessitam de tratamento e exigem vultosos recursos para a instalação de coletores e estações de tratamento.

A visão em horizonte das grandes metrópoles já denúncia a dura sobrevivência do homem: ausência quase absoluta de natureza, enormes espigões, poluição quase total em todos os sentidos, trânsito estrangulado, multidões movendo-se como sombras. A carência de áreas verdes é flagrante. O desequilíbrio ecológico é real, sensível. O clima nas cidades não é o mesmo o que diminui a qualidade de vida sensivelmente. 

Para assegurar a melhoria da qualidade de vida em uma cidade, e de sua população é necessário um desafio que não só adote uma prática político-administrativa que contemple os aspectos diretamente ligados ao meio ambiente, como efeito estufa, poluição do ar, deslizamento de morros, desmatamento, destino do lixo, falta d’água, contaminação de água e outras no mesmo sentido, mas também que se invista muito em infra-estrutura e em estratégias de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural.


ATIVIDADE

1- Defina os termos abaixo:
a) Crescimento vegetativo.
b) Taxa de natalidade.
c) Taxa de Mortalidade.
d)Taxa de fecundidade.
e) Estrutura etária.
f) População economicamente ativa (PEA)

2- Pesquise e Descreva sobre a teoria Neomaltusiana e a teoria reformista.

3- Escreva um breve texto sobre os problemas encontrados na teoria de Thomas Malthus.


4- Apresente os fundamentos da teorias maltusiana e neomaltusiana, relacionando-as ao contexto histórico em que surgiram.


5- Explique o modelo de teórico da transição demográfica.

Questões:


01. (OSEC) Assinale a alternativa incorreta:
                                
a) Classifica-se como Hábitat Rural o espaço humano ocupado por atividades econômicas ligadas à agropecuária, sendo então um espaço rural.

b) Os povoados e colônias são exemplos de Hábitat aglomerado.

c) Quando as habitações encontram-se distantes umas das outras no meio rural damos o nome de Hábitat Rural disperso.

d) O Hábitat Rural pode ser disperso ordenado e como exemplo podemos citar a dispersão ordenada ao longo de um rio.

e) No Brasil predomina o Hábitat Rural aglomerado sob a forma de colônias, as quais aparecem principalmente na região Sul do país.
                                
                               
02. (UNISA) A capacidade de crescimento da população é infinitamente maior do que a capacidade de produção de alimentos na Terra. Esse é o enunciado básico da doutrina de Malthus, que consiste no seguinte princípio:

a) progressão geométrica da população e progressão aritmética dos alimentos;
b) progressão geométrica da população e baixa taxa de natalidade;
c) progressão aritmética da população e baixa taxa de mortalidade;
d) progressão aritmética da população e progressão geométrica dos alimentos;
e) progressão geométrica da população e alta taxa de natalidade.


03. (FAAP) Algumas regiões brasileiras apresentam elevada porcentagem de população ativa ligada ao setor primário. São atividades relacionadas:

a) à indústria de tecidos e alimentares.
b) à indústria automobilística e extrativismo.
c) à indústria petrolífera e à agricultura.
d) ao comércio e a agricultura.
e) à agricultura e à extração mineral.


04. (UNISA) As declarações oficiais dos diversos governos do Brasil, em torno da necessidade de povoar o território brasileiro; as concessões de legislação trabalhista brasileira, como salário-família, o auxílio maternidade etc. levam a concluir que o Brasil adota uma política demográfica:

a) Neomalthusiana;
b) natalista ou populacionista;
c) antinatalista;
d) contrária à teoria de Malthus;
e) contrária ao crescimento vegetativo.


05. (UNIVALE) Sobre a ‘população’ a alternativa verdadeira é:

a) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.

b) A população relativa é o número total de habitantes de um local.

c) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.

d) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.

e) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial.


06. (FUVEST) 
Distribuição da População Rural e Urbana - Brasil  1940 / 1991
Ano
Urbana %
Rural %
1940
31,23
68,77
1950
36,16
63,84
1960
44,67
55,33
1970
55,92
44,08
1980
67,60
32,40
1991
75,47
24,53
Fonte: IBGE / 1991

Assinale a alternativa que explica a tabela acima:

a) Devido à grande industrialização nas cidades, o período de 1940-1950 registrou as maiores taxas de crescimento da população urbana.

b) O intenso processo de modernização do campo explica o acentuado esvaziamento da população rural entre 1950 e 1960.

c) A forte industrialização registrada, no campo e na cidade, explica as taxas iguais de crescimento da população urbana e rural entres 1950 e 1960.

d) Após 1950, o processo de industrialização gerou forte migração da população do campo para a cidade, praticamente invertendo sua distribuição no final dos anos 80.

e) O avanço da industrialização no campo, interrompido nas duas últimas décadas, justifica a redução, pela metade, da população rural.


07. (UNISA) Lendo as frases seguintes:

I. Será subpovoado o país que oferecer mais empregos anualmente aos indivíduos que se apresentam no mercado de trabalho, fazendo com que o aumento da população não crie pressões sobre a produção.

II. Será superpopuloso, mesmo com densidade demográfica reduzida, o país que não absorver a mão-de-obra posta à venda no mercado de trabalho.

Verificamos que o Brasil:

a) está no caso I;
b) está no caso II;
c) está no caso I ao norte e no caso II ao sul;
d) está no caso I no interior e no caso II nas zonas litorâneas;
e) esteve no caso II até a década passada, encontrando-se na caso I atualmente.
 

08. (FUVEST) Considerando-se a distribuição da população mundial por atividades econômicas, é incorreto 
afirmar que:

a) a repartição da PEA pelos setores de atividades reflete o grau de desenvolvimento econômico;
b) o setor terciário apresenta-se em expansão em quase todos os países do mundo;
c) em diversos países subdesenvolvidos, o número de pessoas empregadas no setor secundário vem aumentando devido à existência de um processo de industrialização;
d) os países subdesenvolvidos apresentam geralmente um setor terciário hipertrofiado;
e) em todos os países subdesenvolvidos, de economia capitalista, o predomínio dos setores primário e secundário reflete o elevado poder aquisitivo da sociedade.
 

09. (FAAP) A população do Brasil é:

a) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o branco e etariamente o adulto;
b) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro;
c) de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevado consumo de energia;
d) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;
e) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.
 

10. (FGV) 
Taxas de Crescimento da População Brasileira
Ano
%
1950/1960
3,17
1960/1970
2,76
1970/1980
2,48
1980/1991
1,89
1995
1,32
Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela acima, como resultado da:
 
a) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, e da concentração da renda nacional;
b) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar;
c) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil;
d) queda do índice de fertilidade da mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de 
mortalidade  infantil.
e) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, associada à saída de brasileiros para o exterior, em 
busca de melhores condições de vida.
 




UM TEXTO ONDE ABORDA  O MUNDO EM REDE  Por (Fábio Barbosa)



A INTERDEPENDÊNCIA veio para ficar e já está alterando, há algum tempo, a relação entre os países.
Tendências como os fluxos migratórios, problemas ambientais e crises financeiras têm passado por cima das fronteiras, demonstrando até pouco respeito à independência de cada país.
Uma crise num mercado se alastra rapidamente para outro e, portanto, aumenta a necessidade de coordenação entre os países. Acordos financeiros globais são negociados em Basileia, acordos ambientais, em Kyoto e em Copenhague, e negociações sobre fluxos migratórios são tratadas entre blocos econômicos, quando não através de (frustradas e frustrantes) construções de muros.
A independência de um país para definir o destino dentro dos seus domínios está sendo cada vez mais abalada pela interdependência que se sobrepõe. Os governos não estão aparelhados para lidar com essa crescente onda de problemas supranacionais e só agora começam verdadeiramente a buscar novos caminhos, pressionados pelos novos tempos.
A notícia é que a interdependência será cada vez maior, goste-se ou não. Com 5,3 bilhões de celulares no mundo e com cerca de 2 bilhões de pessoas conectadas pela internet (dados da União Internacional de Telecomunicações), a comunicação está mais rápida do que nossos padrões de conhecimento conseguem compreender. Isso impacta a todos, mas se dá de forma mais acentuada, claro, entre os jovens.
Um fato recente que tem chamado muito a atenção é o que está acontecendo em vários países do mundo árabe. Não vou explorar o aspecto político, mas destacar o papel dos jovens na mobilização da sociedade pelas redes sociais. Foi com esse mecanismo pouco estruturado, mas muito eficiente, que concentrações enormes foram articuladas.
Da forma como estão organizados, os governos também não estão conseguindo compreender e muito menos controlar essa rede de informações. É tudo muito rápido e muito fluido. Os tempos do que se chamava de “comando e controle” estão ficando para trás.
Caso recente e ilustrativo é o de alguns congressistas de países ocidentais que ficaram perplexos com os acontecimentos no mundo árabe.
O foco dessa perplexidade, porém, não é no que aconteceu em si, mas em como lidar com essa nova situação em que a informação sobre as mobilizações chega diretamente a eles e a todos, via redes sociais, antes mesmo que seus sofisticados serviços de informação secretos tenham tido tempo de saber, entender e interpretar.
O fenômeno das redes sociais impacta também as empresas e, por conta disso, elas precisam aprender a tratar com novas mídias dentro de casa (blogs) e nas relações com o mercado (Facebook, internet, blogs e Twitter).
A fonte de notícias não é mais somente a mídia tradicional. Além de TVs, jornais, revistas e rádio, a divulgação das informações também já está definitivamente on-line, pulverizada e democratizada. Novos tempos.
Muitos hábitos dos jovens também estão mudando por conta disso e sua fonte de informações é muito diversa. Por exemplo, no caso de produtos e serviços, os jovens se informam não só pela propaganda dos anunciantes, mas querem saber pelas redes sociais o que seus amigos acham da experiência que tiveram com determinado produto ou serviço.
Difícil dizer quais serão as implicações de todas essas mudanças.
Arrisco-me, porém, a dizer que serão mudanças muito positivas, pois teremos mais transparência, mais participação, mais engajamento.
Vejo os jovens do mundo inteiro ávidos por serem protagonistas desse mundo interdependente, contando agora com um instrumento de comunicação e participação -as redes sociais- que é formado por eles, consolidando, agora, sim, a aldeia global. Com a boa-nova de que esses jovens estão conectados de maneira mais intensa e com consciência social e ambiental maior do que a geração anterior.
O mundo já está e ficará ainda mais transparente e interdependente. E isso é uma excelente notícia.

QUESTÕES 




NÃO DEIXE DE ESTUDAR SOBRE FUSO HORÁRIO POIS VAI CAIR 5 QUESTÕES.
SEGUE ABAIXO ALGUNS EXERCÍCIOS SOBRE FUSO.

1- A viagem de um empresário de Santiago (Chile) a Roma (Itália) está organizada da seguinte forma:
- Sai de Santiago (75° de longitude oeste) às 6 horas do dia 2 de janeiro de 2005 e faz escala em São Paulo (45° de longitude oeste), no Brasil, após quatro horas de viagem.
- Depois de uma escala de 2 horas, decola com destino a Roma (15° de longitude leste), durando 10 horas a viagem.

Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir.

( ) O avião chega a São Paulo às 14 horas do dia 2 de janeiro de 2005.
( ) O avião chega a Roma às 6 horas do dia 3 de janeiro de 2005.
( ) A diferença de horário entre Santiago e Roma é de 6 horas.
( ) A diferença de horário entre Santiago e São Paulo é de 2 horas.

A seqüência correta é
a) V - F - V - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) F - F - V - V.
e) V - V - F - V.
 4-Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h

5-Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às
a) 23 horas.
b) 16 horas.
c) 13 horas.
d) 11 horas.


6-O jogo “Brasil x Austrália” da Copa do Mundo da Alemanha será exibido aqui no Brasil (horário de Brasília: GMT: – 3) no dia 18 de junho às 13 horas. A que horas os jogadores entrarão em campo no horário alemão (GMT: + 1)?

 7-(FUVEST) A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45 graus oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75 graus Leste?

 8-(UEG 2005) Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?

 9-    Em Brasília, são 14 horas. Que hora será no Acre, que está 1 fuso horário para oeste?
10-     Em Portugal, são 6 horas. Qual o horário na Rússia, que está 6 fusos horários para leste?
11-   Na Espanha, haverá uma corrida de Fórmula I às 17 horas. Que hora devemos ligar a televisão se estamos a 4 fusos horários para oeste?
12-   No Brasil são 7 horas. Qual o horário de uma cidade nos EUA, que está 5 fusos horários para oeste?
13-   Os EUA é um país muito grande. Em Nova York são 14 horas. Qual o horário de Los Angeles que está 4 fusos horários para oeste? E o horário no Texas, que está 2 fusos horários para oeste de Nova York?
14-   Na França são 19 horas, e os franceses devem estar jantando. O que será que os americanos estão fazendo, pois, estão 5 fusos para oeste?
15- Em Campo grande, Mato Grosso do Sul, o relógio está marcando 13 horas. Qual o horário na Ilha Fernando de Noronha, que está 2 fusos para leste?

DICA NÃO DEIXE DE ESTUDAR O TESTE DE GEOGRAFIA.

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