sábado, 24 de março de 2012

HISTÓRIA - Mineração


 SIMULADO


01. (Fatec-SP) Podemos dizer que a economia mineradora do século XVIII, no Brasil:
a) era escravocrata, rigidamente estratificada do ponto de vista social e tinha em seu topo uma classe proprietária bastante dependente do capital holandês.
b) baseava-se na grande propriedade e na produção para exportação; estimulou o aparecimento das primeiras estradas de ferro e gerou a acumulação de capital posteriormente aplicado em indústrias.
c) era voltada principalmente para as necessidades do mercado interno; utilizava o trabalho escravo e o livre; difundiu a pequena propriedade fundiária nas regiões interioranas do Brasil.
d) estimulou o aparecimento de cidades e da classe média; estruturava-se na base do trabalho livre do colono imigrante e da pequena propriedade.
e) era rigidamente controlada pelo Estado; empregava o trabalho escravo, mas permitia também o aparecimento de pequenos proprietários e trabalhadores independentes; acabou favorecendo, indiretamente, a acumulação capitalista que colaborou com a Revolução Industrial inglesa.



02. (Unirio-RJ) O desenvolvimento da economia mineradora no século XVII teve diferentes repercussões sobre a vida colonial, conforme se apresenta caracterizado numa das opções a seguir. Assinale-a.
a) Incremento do comércio interno e das atividades voltadas para o abastecimento da região centro-sul.
b)Movimento de interiorização conhecido como bandeirismo, responsável pelo fornecimento de mão-de-obra indígena para as minas.
c) Descentralização da administração colonial para facilitar o controle da produção.
d) Sufocamento dos movimentos de rebelião, graças à riqueza material gerada pelo ouro e pela prata.
e) Retorno em massa, para a metrópole, dos colonos enriquecidos pela nova atividade.



03. (Fuvest-SP) Na segunda metade do século XVII, Portugal encontrava-se em grave crise econômica.
a) Explique o motivo dessa crise.
b) De que forma o Brasil contribui para solucioná-la?



04. (UFCE) Leia o trecho abaixo.
"Na mineração, como de resto em qualquer atividade primordial da colônia, a força de trabalho era basicamente escrava, havendo entretanto os interstícios ocupados pelo trabalho livre ou semilivre."
(Souza, Laura de M. Desclassificados do Ouro: pobreza mineira no século XVIII. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990, p.68)
Com base neste trecho sobre o trabalho livre praticado nas áreas mineradoras do Brasil Colônia, é correto afirmar que:
a) devido à abundância de escravos no período do apogeu da mineração, os homens livres conseguiam viver exclusivamente do comércio de ouro.
b) em função da riqueza geral proporcionada pelo ouro, os homens livres dedicavam-se à agricultura comercial, vivendo com relativo conforto nas fazendas.
c) perseguidos pela Igreja e pela Coroa, os homens livres procuravam sobreviver às custas da mendicância e da caridade pública.
d) sem condições de competir com as grandes empresas mineradoras, os homens livres dedicavam-se à "faiscagem" e à agricultura de subsistência.
e) em função de sua educação, os homens livres conseguiam trabalho especializado nas grandes empresas mineradoras, obtendo confortáveis condições de vida.



05. (Vunesp-SP) "Já se verificando nesta época a diminuição dos produtos das Minas, viu-se o capitão Bom Jardim Obrigado a voltar suas vistas para a agricultura (...)
Seus vizinhos teriam feito melhor se tivessem seguido exemplo tão louvável em vez de desertar o país, quando o ouro desapareceu.
Jonh Mawe. Viagens ao Interior do Brasil, principalmente aos Distritos do Ouro e Diamantes
Segundo as observações do viajante inglês, os efeitos imediatos da decadência da extração aurífera em Minas Gerais foram:
a) a esterilização do solo mineiro e a queda da produção agropecuária.
b) a crise econômica e a consolidação do poder político das antigas elites mineiras.
c) a instalação de manufaturas e a suspensão dos impostos sobre as riquezas.
d) a conversão agrícola da economia e o esvaziamento demográfico da província.
e) a interrupção da exploração do ouro e a decadência das cidades.



06. (Fuvest-SP) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que:
a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.
b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.
e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil, e foi fator de diferenciação da sociedade.



07. (Fuvest-SP) Discorra sobre o impacto provocado pela descoberta do ouro das Minas Gerais na organização interna da colônia.


08. (Unicamp-SP) No Brasil colonial, além da produção açucareira escravista, o historiador Caio Prado Junior (em Formação do Brasil Contemporâneo) enumera outras atividades econômicas importantes como, por exemplo, a mineração do século XVIII, que era também uma atividade voltada para o comércio externo.
a) Caracterize a mineração no século XVIII em termos de região geográfica, organização do trabalho e desenvolvimento urbano.
b) Cite e caracterize duas outras atividades econômicas do Brasil colonial que não eram voltadas para o comércio externo.



09. (UFOP-MG) " Há também nas Minas um grande número de negras que costumam vender pelas ruas vários gêneros comestíveis e estas são comumente escravas de famílias pobres, e de mulheres viúvas e miseráveis que unicamente se sustentam do que fabricam pela sua indústria, e vendem pelas mãos das suas escravas, (...) e lhes bastando muitas vezes este trabalho para o sustento."
Códice Costa Matoso, fl. 217. Apud Luciano Raposo de A. Figueiredo. O Avesso da Memória. Brasília: Edund; Rio de Janeiro. José Olympio, 1993. p. 131.
Pelo documento transcrito parcialmente, pode-se afirmar que:
a) o acesso à mão-de-obra escrava, nas Minas Gerais, era privilégio apenas de grandes proprietários.
b) as escravas eram responsáveis por boa parte do pequeno comércio urbano nas Minas.
c) as mulheres não podiam ser proprietárias de escravos.
d) a maioria dos escravos nas Minas estava empregada no transporte de mercadorias.



10. (PUC-MG) Sobre a sociedade em Minas Gerais no século XVIII, é correto afirmar, exceto:
a) a região era mais urbana do que no resto do Brasil.
b) os primeiros campos de mineração deram origem a cidades planejadas.
c) as câmaras exerciam controle sobre cada vila e seu espaço circundante.
d) o estilo e a organização da sociedade sofreram grande influência da religião.



11. (UFRJ) "Cada ano, vêm nas frotas quantidades de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas e recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda condição de pessoas: homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e dérigos, e religiosos de diversos institutos, muitos dos quais não têm no Brasil convento nem casa."
André João Antonil, "Das pessoas que andam nas minas e tiram ouro dos ribeiros", in Cultura e opulência do Brasil, 1a. edição 1711
A corrida do ouro às minas brasileiras ocorrida nas primeiras décadas do século XVIII, proporcionou significativas mudanças na economia e na sociedade colonial.
Identifique duas importantes transformações ocorridas na sociedade colonial a partir do ciclo do ouro, em Minas Gerais, no século XVIII.



12. (UEPG-PR) Sobre a economia colonial brasileira, assinale o que for correto.
01) Com a união Ibérica (1580-1640), os espanhóis permitiram a ampliação do envolvimento holandês no refino e na distribuição de açúcar.
02) A empresa açucareira, montada a partir de 1530, obedeceu aos interesses da burguesia metropolitana, que determinava o modo da produção dos artigos de exportação.
04) A exploração de metais preciosos no Brasil teve grande repercussão na metrópole: na primeira metade do século XVIII a corrida do ouro provocou a primeira grande corrente migratória para o Brasil, composta por milhares de pessoas oriundas da Portugal e das ilhas do Atlântico.
08) A criação de gado no Brasil colonial foi atividade essencial para a manutenção do monopólio metropolitano.
16) A produção era ditada pelas necessidades do mercado externo: a colônia se constituiu em área de produção de artigos comerciáveis na Europa e consumidora dos artigos europeus.



13. (Vunesp-SP) "As minas do Brasil se vão de dia em dia acabando, como mostra a experiência; muitas delas já não dão nem para as despesas; antigamente (...) tirava-se tanto que só a capitania das Minas Gerais pagava dos direitos dos quintos cem arroubas de ouro todos os anos."
J.J. da Cunha Azeredo Coutinho. Discurso sobre o estado atual das minas do Brasil, 1804.
a) Aponte uma das causas do declínio da produção aurífera na região das Minas gerais na época em que o texto foi escrito.
b) Indique duas conseqüências econômicas da atividade mineradora para a Colônia.





 Gabarito do seu teste

 

Resposta 01: letra e


Resposta 02: letra a


Resposta 03:
a) Devido a União Ibérica, Portugal sofreu com a perda de grande parte de seus entrepostos comerciais no Oriente e na África; com concessões feitas à Inglaterra pela ajuda prestada na luta contra a Espanha; e com a crise do comércio açucareiro em virtude da concorrência antilhana.
b) O Brasil era a colônia mais importante e proporcionou a mineração e o aumento na arrecadação de impostos.



Resposta 04: letra d


Resposta 05: letra d


Resposta 06: letra e


Resposta 07:
- Mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro provocada pelo ouro; um mercado interno e a urbanização; a interiorização da colonização.



Resposta 08:
a) Nas Minas Gerais e No Centro-Oeste é que se desenvolveu a mineração, apoiada sobretudo no trabalho escravo mas também em modalidades de trabalho livre.
A população numerosa demandava grande quantidade de produtos e serviços permitindo o intenso desenvolvimento de atividades comerciais e urbanas.
b) A agricultura de subsistência e a pecuária que abastecia os centros urbanos com o fornecimento de carne e de animais empregados para o transporte e a agricultura de subsistência.



Resposta 09: letra b


Resposta 10: letra b


Resposta 11:
- Rápido processo de urbanização e, devido a essa fato temos também o desenvolvimento do mercado interno na colônia. Com o crescimento populacional aumenta-se também os dispositivos de controle social sobre a população escrava e setores marginalizados da população livre e, controle fiscal e burocrático por parte de autoridades metropolitanas. Nas transformações socioculturais, destaca-se o aparecimento de pólos artísticos urbanos, como a arte barroca e as sociedades literárias.



Resposta 12: 22 (02 + 04 + 16)


Resposta 13:
a) A excessiva exploração do ouro, motivada pelo empobrecimento da metrópole e da colônia.




Um comentário:

  1. Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros credores e nada deu certo. Eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que permanecer firme e buscar o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me indicou a melhor empresa de crédito e não me arrependo de nada depois de contatá-los e meu desejo foi atendido e me foi dado o referido valor que pedi (300.000,00 usd), o dinheiro foi pago em minha conta depois de duas semanas conversando com a empresa e eles não me estressaram ou me deram dor de cabeça para conseguir esse empréstimo deles, outros membros da minha família e amigos que eu encaminhei a eles também obtiveram o empréstimo, eu te amo para entrar em contato com pedroloanss@gmail.com / whatsapp + 1-8632310632. e pegue seu empréstimo rápido e isso é seguro e rápido, você que tem esperança perdida, fé e tudo que você tem tudo só em nome de pegar um empréstimo e nada dar certo, aposte comigo se você tentar esse homem chamado pedro jerome, você vai nunca se arrependa de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e pago diretamente em sua conta bancária, então corra agora e entre em contato com o atendimento rápido no whatsapp + 1-8632310632. peça qualquer tipo de empréstimo e ser-lhe-á concedido. eu te desejo o melhor

    ResponderExcluir