quarta-feira, 28 de março de 2012

HISTÓRIA DO BRASIL: REPÚBLICA DA ESPADA


HISTÓRIA DO BRASIL: REPÚBLICA DA ESPADA -  REVISÕES

Conceito
- República da Espada é o nome dado ao primeiro período republicano no Brasil, de 1889 a 1894.
- O termo “Espada” faz referência a atuação dos militares na transição entre a Monarquia e a República.
- Este período, juntamente com a República Oligárquica, faz parte da República Velha.

O que é República?
- Repúblicaé uma forma de governo na qual um representante, geralmente denominado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de país.
- A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.
- Porém, existem variações políticas no regime republicano, como eleições indiretas, voto não-secreto, adoção do parlamentarismo, entre outras. 

Antecedentes
- A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889, dando fim a uma Monarquia em crise. Afastado do poder, D. Pedro II teve que deixar o Brasil.
- Alguns historiadores consideram que o povo não estava preparado para a República. Defendem, assim, que houve pouca participação popular.
- Neste contexto, um jornalista chamado Aristides Lobo relatou que, no ato da Proclamação da República, o “povo assistiu bestializado”.
- Os dois presidentes que governaram, neste período, foram os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Governo de Deodoro da Fonseca
- O marechal Deodoro da Fonseca governou de 1889 a 1891.
- O primeiro presidente da República foi eleito indiretamente, tornando-se um governante provisório.
- Durante seu governo, Rui Barbosa foi ministro da fazenda, levando o país a uma crise econômica denominada encilhamento.
- Neste período foi criada uma nova Constituição para o país, denominada Constituição de 1891.
- Deodoro da Fonseca renunciou ao cargo de presidente em 1891, devido a fortes pressões internas. Foi substituído pelo também marechal Floriano Peixoto.

Constituição de 1891
- A Constituição de 1891 foi a primeira Constituição republicana e a segunda na história do país.
- Inspirada na Constituição dos Estados Unidos, estabelecia algumas diretrizes, como: a) O Brasil se tornava uma República Federativa e Presidencialista; b) Separação entre Igreja e Estado; c) Voto universal, mas não podiam votar mulheres, analfabetos, mendigos, sacerdotes e soldados.

Governo de Floriano Peixoto
- O marechal Floriano Peixoto governou de 1891 a 1894.
- Por seu jeito de governar, ficou conhecido como “marechal de ferro”.
- Durante seu governo, enfrentou duas revoltas: a Revolta da Armada e Revolução Federalista.
- Morreu em 1895, pouco tempo depois de entregar o governo para Prudente de Morais. O governo de Morais inicia o que se denomina República Oligárquica.




Revolta da Armada
- A Revolta da Armada ocorreu no Rio de Janeiro, entre 1891 e 1893.
- Foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o Exército e o governo de Floriano Peixoto.
- Os líderes da Marinha e integrantes do movimento foram derrotados pelas tropas do governo.

Revolução Federalista
- A Revolução Federalista ocorreu no Rio Grande do Sul, com reflexos em Santa Catarina, entre 1893 e 1895.
- A luta ocorreu entre os denominados pica-paus, favoráveis ao governo, e maragatos, contrários ao governo. Os pica-paus desejavam mais centralização do poder, enquanto os maragatos queriam mais autonomia para os estados.
- A revolução teve reflexos em Santa Catarina. Floriano Peixoto mandou matar 185 maragatos na fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na então Ilha de Nossa Senhora do Desterro.
- Em 1894, o então governador Hercílio Luz mudou o nome da capital: Nossa Senhora do Desterro passou a se chamar Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto.
- O nome é alvo de discussão até hoje, pois existem segmentos na capital catarinense, que consideram injusto a homenagem a Floriano Peixoto, que mandou matar os catarinenses na fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário