sábado, 26 de março de 2011

TRABALHO: BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL


 COLÉGIO ENCANTO 
  ALUNOS:RADDSON RICELLE
  1ªANO EM
             
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar ,é bastante interessante analisarmos a diferença de contexto do Brasil de pouco tempo atrais com o contexto atual. Fazendo isso podemos perceber o grande salto de desenvolvimento que o Brasil deu em pouco mais de uma década. Esse grande fato de uma certa forma teve bastante influência da administração do governo, que apesar das polêmicas, fez mudanças que beneficiaram o país de uma maneira grandiosa, fazendo-o ganhar destaque mundial chamando atenção de grandes potências.
Situando o Brasil no internacional

O entendimento do porquê o Brasil é fraco em âmbito mundial em termos econômicos, políticos, tecnológicos, entre outros, fica mais claro à medida em que lembramos de alguns aspectos históricos, culturais e conjunturais.
Desde o nosso descobrimento até os dias atuais nos acostumamos a ser explorados e aceitarmos estes fatos com naturalidade e sem nenhum tipo de esforço para nos desvencilharmos ou de tirarmos um pouco de vantagem disto. Primeiro vieram os "pioneiros desbravadores" portugueses que fizeram uma grande varredura em nosso território, levando nosso ouro, nosso pau-brasil e nossos produtos agrícolas para a Europa, ficando com o dinheiro em Portugal e exterminando aos poucos com nossos índios. Depois vieram outros desbravadores, travaram algumas outras tantas batalhas, brigando por nossas riquezas naturais. Passaram-se os anos e após ter levado muito do que era de nossa terra ainda nos deixaram o embrião daquilo que hoje chamamos de dívida externa, com a Inglaterra, na "Independência" da República. Já existiam brasileiros naquela época e, no entanto, tudo foi aceito pacificamente, como se fosse algo normal e correto.
No decorrer do século XX muitos fatos aconteciam ao redor do mundo e o Brasil veio se mostrando muito apático a tudo, demorando, inclusive, a manifestar-se a respeito da Segunda Guerra Mundial. Passando pela década de 40 e 50, o país continuou a ter uma posição neutra em relação a diversos acontecimentos ocorridos. No âmbito comercial, o Brasil começou a destacar-se por investir na indústria e por começar prospectar petróleo através uma companhia nacional (Petrobras). 
Quando chegaram os governos militares o afundamento em dívidas com credores internacionais se ampliou ainda mais, não havendo um bom planejamento e nem uma melhor projeção de futuro. O país se viu em uma estagnação e um fechamento ao mercado externo (tanto nas exportações - valorização do nosso mercado e do nosso produto - quanto nas importações - busca por tecnologia vinda de fora para forçar o desenvolvimento de tecnologia nacional) por muitos anos. Anos estes em que o Brasil só dizia "sim" a tudo o que se impunha a ele, não utilizando o direito que sempre teve negociar, discutir e/ou impor condições nos acordos em que participa ou participou.
Por mais incrível que pareça, nosso país encontrou a sua abertura ao comércio internacional nas mãos do primeiro presidente de um país no mundo a ter o impeachment de seu mandato decretado. De lá para cá, a concorrência dos produtos estrangeiros com os produtos nacionais fez com que fossem realizados investimentos de empresas brasileiras e de empresas estrangeiras na pesquisa e desenvolvimento. Nosso país tornou-se um exportador de material pronto, não somente de produtos agrícolas e/ou de matérias-primas.

Talvez seja por culpa deste histórico de submissão, que vemos as coisas acontecerem e o Brasil não se posicionar a respeito, não colocar todo o poder que nossos governantes têm de pedir votos para entrar em consenso e realocar os esforços para o desenvolvimento econômico e comercial de nosso país, participando ativamente das negociações com os blocos econômicos que existem no mundo. Não é esperando que as decisões sejam tomadas pelos outros e tomando decisões contrárias à participação destes blocos é que o Brasil se tornará uma grande potência produtora e exportadora. Não devemos discutir se o Brasil deve entrar ou não em um bloco como a ALCA, o que devemos fazer é discutir formas de o Brasil entrar na ALCA assumindo o papel de maior potência da América do Sul. Devemos estudar o benefícios e os malefícios que viram com a ALCA. Nos benefícios, o principal, é os explorarmos ao máximo para alavancarmos nosso país. Nos malefícios, devemos utilizar nossa melhor capacidade de negociação para driblar estes percalços e tirarmos as lições necessárias para que em possíveis novas situações, termos o antídoto para estes problemas.
CONTEXTO ATUAL
De país de Terceiro Mundo a potência emergente, o Brasil tem hoje uma relação diferente com a comunidade internacional. Da mesma forma que multinacionais continuam entrando em sua economia, muitas de suas empresas agora cruzam fronteiras para se instalar em outras nações, tornando-se potências estrangeiras, como é o caso da Petrobras. O que acontece em outros países tem um potencial ainda maior para afetar o Brasil, assim como o que hoje ocorre na economia (e mesmo na política) brasileira interfere mais em outros países do que costumava. Essa relação com mundo aqui de fora é cada vez mais uma via de duas mãos, com o Brasil importando e exportando empresas, importando e exportando gente. O mundo é cada vez mais importante para o Brasil, assim como o Brasil é cada vez mais importante para o mundo.
Ao vermos o discurso do “homem mais poderoso do mundo”,Barack Obama,podemos observar o que o Brasil tem significado para os países do mundo e principalmente a grande potência EUA.

Hoje o Brasil é uma democracia desabrochando, um lugar onde as pessoas são livres para falar o que pensam e escolher seus líderes e onde um garoto pobre de Pernambuco pode sair de uma fábrica de cobre e chegar ao gabinete mais elevado no país. Na última década, o progresso feito pelo povo brasileiro inspirou o mundo.
Pois hoje metade deste país é considerada classe média. Milhões foram retirados da pobreza. Pela primeira vez a esperança está voltando a lugares onde antes prevalecia o medo. Eu vi isso hoje, quando visitei a Cidade de Deus. Não se trata apenas dos novos esforços com segurança e programas sociais. E quero dar os parabéns ao prefeito e ao governador pelo excelente trabalho que estão fazendo. Mas também é uma mudança de atitude.
Como um jovem morador disse as pessoas não devem olhar a favela com pena, mas como uma fonte de presidentes, advogados, médicos, artistas e pessoas com soluções. Ele também falou sobre o novo papel do Brasil na comunidade internacional.
- Na comunidade global vocês passaram de contar com o ajuda de outros países a agora ajudar a lutar contra a pobreza e a doença onde quer que elas existam. Vocês desempenham um papel importante nas instituições globais ao promover nossa segurança.
O presidente Barack Obama prometeu retornar ao Rio de Janeira em 2016 para assistir os jogos olímpicos.
- E vocês receberão o mundo em seu país quando a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos vierem ao Rio de Janeiro. Vocês sabem que esta cidade não foi minha primeira escolha para os jogos olímpicos, mas, se os jogos não pudessem ser realizados em Chicago, não tem lugar em que eu gostaria mais de vê-los do que aqui no Rio.
- O Brasil foi durante muito tempo um país cheio de potencial, mas atrasado pela política, tanto aqui quanto no exterior. Durante muito tempo o Brasil foi o “país do futuro” e disseram para que ele esperasse pelos dias melhores que viriam em breve. Meus amigos, este dia finalmente chegou. Este não é mais o “país do futuro”, as pessoas do Brasil devem saber que o futuro já chegou e está aqui agora. Nesse futuro, Obama propõe uma parceria baseada na igualdade - e nos negócios.
- Nossos países nem sempre concordaram em tudo. E assim como ocorre com muitas nações, teremos nossas diferenças de opinião ao avançar. Mas estou aqui para lhes dizer que o povo americano não apenas reconhece o sucesso do Brasil, nós torcemos pelo sucesso do Brasil enquanto vocês confrontam os muitos desafios que ainda enfrentam em casa e no exterior. Vamos ficar juntos, não são como parceiros seniores e juniores, mas como parceiros iguais, unidos pelo espírito do interesse comum e do respeito mútuo, comprometidos com o progresso que sei que podemos fazer juntos.
O presidente Barack Obama Também destacou os valores do Brasil e dos Estados Unidos.
- Ambos acreditamos no poder e na promessa da democracia, acreditamos que nenhuma forma de governo é mais eficaz na promoção de crescimento e prosperidade que alcança todo ser humano, não apenas alguns, mas todos. E aqueles que discordam dizendo que a democracia atrapalha o crescimento econômico devem olhar o exemplo do Brasil. Os milhões que subiram da pobreza para a classe média não o fizeram numa economia fechada controlada pelo estado, mas o fizeram como um povo livre, com mercados livres e um governo que responde a seus cidadãos.
- Vocês são a prova de que justiça social e inclusão social podem ser melhor conquistadas por meio da liberdade e que a democracia é a maior parceira do progresso humano.
- Mas também sabemos que existem certas aspirações compartilhadas por todo ser humano. Todos querem ser livres, queremos ser ouvidos, todos ansiamos por viver sem medo ou discriminação. Todos queremos escolher como seremos governados. Todos querem moldar seu próprio destino. Esses não são ideais americanos ou ideais brasileiros, não são ideais ocidentais, são direitos universais. E devemos apoiá-los em toda parte.

CONCLUSÃO
Ao longo do tempo pudemos perceber que o Brasil vem ganhando cada vez mais espaço quanto a importância no mundo. O crescimento potencial das indústrias, agricultura e o comércio,vem acelerando o crescimento urbano e desenvolvendo mais cidades e melhorando a qualidade de vida do povo brasileiro. O governo também tem melhorado quanto as polêmicas e escândalos que sempre sujavam o nome da República brasileira. Também podemos destacar o fato de milhões de brasileiros ter saído da miséria e passarem a constituir uma classe mais digna e com melhores condições; tudo isso denomino como “reforma social”, vem acontecendo de maneira gradativa a cada ano. Quanto ao novo governo, torcemos para que ele realmente desenvolva e administre nosso grande potencial.

                                                                        RADDSON RICELLE 25-07-2011

6 comentários:

  1. Tem bastante erros de ortografia, mais me ajudou bastante. Estou no 2° Ano

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH CALEM A BOCA, "antes de mas tem vírgula' E ANTES DA LETRA Z VEM O W, AAAAAAAAAAAAAAAAAA VAI TE CATA...

    ResponderExcluir