sábado, 26 de março de 2011

A Geografia
Do poder
Mundial



Geografia

Amanda Maria; Arilane Mikaele; Matheus Magno; Áurea Salgado

Colégio Encanto
Lannyesmeralda@hotmail.com

Poder Mundial; Capitalismo; Socialismo; Império Estadunidense 

 
Introdução:

O seguinte trabalho entregue ao professor de Geografia, Rafael, no dia 23.03.2011, com base no capitulo 3 do livro estudado em  sala de aula, foi dirigido ao estudo da Geografia do Poder Mundial, elaborados por um grupo de alunos da 2ª Serie do Ensino Médio do Colégio Encanto, na intenção de esclarecer suas duvidas e questionamentos.
A geografia do poder mundial

- Os deslocamentos dos centros de poder mundial

 Historicamente, a incorporação de novos espaços à economia mundial tem levado à decadência dos eixos econômicos tradicionais e ao surgimento de novos pólos econômicos e de poder. Até o século XVI, o mundo do Mediterrâneo era o centro da civilização ocidental. Em torno de suas águas se concentrava o comércio, a cultura e o poderio político e militar. Desde a Antiguidade Clássica, a bacia do Mar Mediterrâneo abrigou as civilizações egípcia, helênica, cartaginesa, romana, árabe e os modernos povos cristãos que dele se valiam para efetuar o comércio com os povos "orientais". Do outro lado do mundo, civilizações como a chinesa, a árabe e a hindu organizavam, cada uma em seu entorno, sistemas econômicos independentes, de proporções maiores que os da Europa.


- Poder mundial bipolar: capitalismo versus socialismo

 O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas, porém, o nome dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já desde o início do século XIX, é liberalismo.
 O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.
 Devido ao próprio sistema capitalista é até perigoso fazer este tipo de comparação, até porque o medo dos capitalistas a palavra socialismo é grandioso. Mas porque medo se eles próprios dizem que o sistema socialista não funciona, não apresenta nenhum perigo, não é algo que cause preocupação? É estranho, a verdade é que se o sistema socialista for colocado em prática, na forma como determina seus fundamentos e baseados nas teses de seus mestres Karl Marx e Friederick Engels certamente este sistema capitalista nogento e desorganizado e principalmente explorador vai pra lama, vai pro fundo do poço.
 No sistema capitalista temos exploradores, desigualdade, fome, lucros exorbitantes, ditadura da burguesia, divisão de classes, violência enfim esta sociedade em que vivemos hoje.
 No sistema socialista (é socialista) não temos exploradores o governo controla os meios de produção assim evita enriquecimento em cima do trabalho dos outros, não há desigualdade pois todos são iguais, o lucro vem do trabalho de cada um e não em cima do trabalho dos outros, não existem divisão de classes (A,B,C,D…), os índices de violência e fome são muito baixos é praticada a ditadura do proletariado.

 Muitos dizem que o sistema socialista é apenas um sonho ou uma perda de tempo, mas se é porque causa tanta preocupação aos capitalistas? Porque Marx mesmo depois de morto ainda dá trabalho com suas teses e previsões? Porque o receio de ver um mundo mais justo em que todos são iguais?

“A humanidade é desumana” como disse Renanto Russo, no sistema capitalista mais vale uma nota de U$$100,00 do que uma simples vida humana.
 
 E o Brasil onde fica nesta história de sistema capitalista? No pior lugar possível, somos fantoches dos burgueses, é a IDEOLOGIA dos capitalistas…
 No capitalismo tudo vira um negócio como vimos até a vida humana. Queremos um mundo justo e igual para todos com democracia plena e direitos iguais, pena que no sistema capitalista você não encontra nem em continho de fadas!

- Guerra Fria
  Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e
ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
 Os países socialistas se desintegraram devido à inexistência de concorrência, que acarretou baixa produtividade, péssima qualidade dos produtos e aumento dos custos da produção, provocando atraso tecnológico e inviabilizado ingresso da URSS na economia mundial. O controle centralizado do estado, a corrupção, as estrutura burocráticas, os privilégios das classes dirigentes e os limites impostos às liberdades individuas aumentaram o descontentamento.

- Nova Ordem Mundial
 O termo "nova ordem mundial" (NOM) tem sido utilizado para se referir a um novo período no pensamento político e no equilíbrio mundial de poder, além de uma maior centralização deste poder. Apesar das diversas interpretações deste termo, ele é principalmente associado com o conceito de governança global

- O império estadunidense
 Sem constituir um império colonial como as potencias européias, os EUA buscaram constituir uma força militar com alcance e poder jamais vistos anteriormente. Com diversas intervenções diretas ou indiretas em outros países, desde os tempos da Guerra Fria, os EUA tentaram assegurar suas conquistas econômicas, impondo-se como o centro do capitalismo mundial.
 A partir da década de 1990, os EUA expandiram suas bases militares por todos os continentes, englobando um vasto complexo de bases navais, aéreas, instalações militares e postos estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário