sexta-feira, 25 de março de 2011

2,3ª série Ensino Médio Correção

Colégio Encanto unidade II
Profº:  Rafael       
                     2,3ª série   Ensino Médio / CORREÇÃO 
 Teste de Geografia - 2011 (1 Bimestre)
Ø  Não usar lápis grafite;                                                 Não solicitar ao professor o esclarecimento de dúvidas;
Ø  Respeitar a margem da prova;                                     Não tomar material emprestado;
Ø  Não é permitido rasura;                                               A interpretação faz parte da avaliação.

A Mosca ou a Aranha?
“O que pode um escritor dizer sobre o tema como aquele que nos é proposto: A Globalização da tecnologia em informática? Ocorreram-me várias coisas enquanto pensava no assunto. No silêncio de uma velha sala, eu preparava esta intervenção quando me aconteceu observar na esquina do teto uma teia de aranha. Esse pequeno animal concebera e construíra não uma casa onde morar, mas uma armadilha para caçar. Os ingleses chamam web a esse entrelaçar de fios. A tradução do termo é ambígua- pode ser rede, pode ser teia. Essa mesma ambigüidade puxou o gatilho de uma velha inquietação. Venho partilhar convosco esse desassossego.
Preocupa-me a maneira como estamos cedendo à tentação de olhar a tecnologia como solução global para os nossos múltiplos males. Muitos de nós acreditamos que é a técnica que vai nos salvar da miséria. Essa crença nos deixa vulneráveis a uns tantos vendedores de produtos mágicos. O futuro não seria apenas melhor – como diz o slogan – mas fácil, tão fácil como digitar um teclado. Para sermos como eles, os desenvolvidos, basta preencher uns tantos indicadores nos critérios de consultores e, num ápice, entramos no clube.
Sabemos que não é verdade. Desconheço por que motivo queremos tanto ser como eles e não como nós mesmo, seguindo caminhos nossos para destinos que nós próprios inventamos. O que nos separa da riqueza são, sobretudo, questões de natureza não técnica. São atitudes, vontades, uma determinação política e uma postura do domínio da cultura. Digitalizar não nos converter em seres modernos. Encostar a orelha no telemóvel [celular] não nos torna produtores de coisa nenhuma. Caso não venhamos a exercer alguma soberania em atos que no final, são de cultura, entramos nesse universo menor, um pequeno parceiro da periferia [...].
Não pretendo fazer apologia de coisa nenhuma. Afinal é inevitável que abracemos todo este brilho das inovações digitais. Gostaria apenas de saber que estamos pensando o nosso lugar nesse universo, nós que somos uma nação profundamente marcada pela oralidade. E que estamos fazendo contas de quanto e como podemos ganhar se tivermos um projeto nosso capaz de introduzir mudanças e inovações no projeto dos outros. Gostaria de saber se estamos acautelados sobre o quanto iremos perder dessa teia de relações que nosso cotidiano do espaço público. O rumor do dumba-nengue [mercado informal; bazar], o diz que diz do chapa-cem [veículo informal de transporte de passageiro], não seremos essas as preciosas web-pages de internet moçambicana?”
COTTO, Mia. Pensatempos; texto de opinião.
Lisboa; caminho, 2005.p.65-67.

Agora Responda as questões 1 a 3 com base no texto de  Mia Coutto.

1- Nesse texto, o que significam os termos Mosca e Aranha?

Aranha no textosão os produtores de tecnologia, aqueles que produzem as inovações tecnologicas que possibilitam, no caso, ampliar a comunicação e o acesso ao conhecimento. Mosca são os que atraídos passivamente para o uso da tecnologia, sem a devida reflexão sobre a sua própria situação e , mais do que isso, sem participar ativamente da inovação tecnológica.

2- De acordo com o autor, entrar no mundo mágico do espaço virtual não e uma garantia de exercício nossa própria identidade cultural. Cite um trecho que expresse essa idéia.

Destacaríamos dois trechos principais: “ Gostaria apenas de saber que estamos pensando o nosso lugar nesse universo, nós que somos uma nação profundamente marcada pela oralidade” Ou ainda “ Gostaria de saber se estamos acautelados sobre o quanto iremos perder dessa teia de relações que é o nosso cotidiano do espaço público. O rumo do dumba-nengue (mercado informal; bazar),o diz diz  do chapa-cem (veículo informal de transporte de passageiros), não serão essas as preciosas web-pages da internet monçambicana?

3- O autor afirma que separa os países da riqueza não é questão de natureza técnica, mas de natureza política e cultural. Você concorda com essa idéia? Justifique sua reposta.

Resposta pessoa. Segundo o pensamento do autor, que deve ser discutido com os alunos, a questão da participação na produção de tecnoligias e mais importante do que o simpçes acesso à tecnolgia. O consumo das inovações tecnológicas deveria ser um primeiro passo para sua apropriação e produção de inovações.

4- Observe a situação do Brasil nesse contexto de realização tecnologia? Porque o Brasil foi classificado no grupo de “seguidores dinâmicos”?

O Brasil faz parte do grupo de “ seguidores dinâmicos”, pois, como outros países, é dinâmico na ultilização de novas tecnologias (como ocorre com celular e internet), mas apresenta baixo nivel de qualificação humana e a difusão não atinge a maior parte da população.


5- “ A paisagem é resultado de uma acumulação de tempos”
Explique esta frase.
Com base na sua explicação mostre alguns exemplos de sua cidade onde demonstre este resultado.

Os elementos constitutivos da paisagem surgiram em tempos diferentes e também se modificam dessa forma. Assim, a paisagem materializa diversos momentos da hisória social e também, da história natural.
Exemplo.......pessoal...........

4 comentários: