Carro nuclear
No começo dessa semana, a revista on-line Txchnologist, patrocinada pela GE, trouxe uma reportagem sobre a pesquisa que está sendo feita nos Estados Unidos, pelo empresário e inventor Charles Stevens. Ele está desenvolvendo, em Massachusetts, nos Estados Unidos, um gerador de turbina elétrico alimentado por um acelerador a laser, à base de tório.
O tório é um metal prateado-branco levemente radioativo (com um peso atômico de 90) que é tão abundante na natureza quanto o chumbo. Esse sistema geraria energia limpa e poderia, por exemplo, mover carros, sem a necessidade de recarga e, melhor, sem emissões de poluentes.
A pesquisa desenvolvida por Charles Stevens tem animado a comunidade que pesquisa o tório como possibilidade para gerar energia limpa. Stevens não é o único que acredita no poder desse metal para mover carros. Em 2009, no Salão de Automóvel de Chicago, foi apresentado um Cadillac com a concepção “car-torio-powered”, desenhando por Lorus Kulesus.
O sistema que está sendo desenvolvido por Charles Stevens geraria energia limpa e poderia, entre outras coisas, mover carros sem a necessidade de recarga e sem emissões de poluentes. Na foto, o Cadillac apresentado no Salão de Automóvel de Chicago com concepção “car-torio-powered”.
Um grama de tório tem o conteúdo energético equivalente a 7.500 galões de gasolina. Calcula-se nessa pesquisa que o uso de apenas oito gramas de tório poderia fornecer energia para um carro médio percorrer cerca de 300 mil milhas ou 482 mil quilômetros. Essa energia é gerada em um sistema específico, um tipo de “miniusina”, que cabe facilmente no capô de um carro. Traduzindo, uma espécie de motor movido a tório.
Ainda não existe a possibilidade de se comercializar um tipo de carro como este, nem nos Estados Unidos e nem aqui no Brasil. Mas a pesquisa está avançando, tornando plausível, aquilo que se poderia chamar de “carro nuclear”, com emissão zero de poluentes.
Nosso post de hoje foi adaptado do blog GE Reports dos Estados Unidos. Para você ler a reportagem original clique aqui.
Agora, se você gosta de ler e se interar de assuntos ligados à inovação, não deixe de acessar a revista on-line Txchnologist. Ela é patrocinada pela GE e traz sempre notícias de inovações que poderão fazer uma grande diferença no nosso dia-a-dia agora e no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário