7ª Ano
Ensino Fundamental. História
1-
Foi um movimento cultural que nasceu entre as elites das ricas cidades
italianas, no século XIV, e se estendeu com variações por outras regiões da
Europa até o final o século XVI.
A
– Feudalismo
B
– Renascimento
C
– Reforma Protestante
D
– Contra Reforma
2
– O Movimento Renascentista estava relacionado ao fortalecimento da:
A
– Coroa
B
– Burguesia
C
– Oligarquia
D
– Nobreza
3
– Até o século XV, os livros eram copiados a mão um a um, o processo era lento
e caro e não dava conta da crescente procura por livros. A solução para o
problema veio com a criação de prensa de tipos móveis e dos tipos:
A
– Impressão digital
B
– Móveis metálicos
C
– Móveis de madeiras
D
– Xerox à tinta preta
4
– A valorização da razão do homem e os estudos dos autores da antiguidade
clássica favireceram importantes avanços no:
A
– Poder absoluto
B
– Conhecimento científico
C
– Conhecimento naval
D
– Conhecimento lunar
5
– Os estudiosos e artistas do Renascimento foram financiados por ricos
banqueiros, comerciantes e nobres do norte e do centro da Itália, onde eram
chamados de:
A-
Italianos
B
– Poetas
C
– Mecenas
D
– Profetas
6
– Em 1517, o Papa Leão X decretou a venda de _________________, que
assegurariam o perdão dos pecados de uma pessoa em troca de uma quantia em
dinheiro. Esse decreto autorizava a venda de:
A
– Indulgência
B
– Terras
C
– Produção
D
– Escravos
7-
A doutrina Luterana tinha três pontos principais:
A
– Justificação pela fé, Sacerdócio universal, Negação da infalibilidade da
igreja.
B
– Justificação pelo ato do poder, Sacerdócio universal, Negação da
infalibilidade da igreja.
C
– Dinvidade , autoridade, fé.
D
– Autoridade , Sacerdócio universal, Negação da infalibilidade da igreja.
8-
Entre os anos ____e______, os cardeais da igreja Católica, sob a direção do
papa, reuniram-se na cidade de Trento, na Itália, para discutir as reformas. Em
que ano foi.
A
– 1544 e 1545.
B
– 1545 e 1563.
C
– 1545 e 1566.
D
– 1544 e 1566.
9-
A Contrarreforma, surgiu no interior da Igreja Católica com a dupla finalidade de:
A
– Conter o avanço do protestantismo e discutir as críticas internas da própria
igreja.
B
– Combater o Islamismo.
C
– Cobrança de Impostos para a Igreja Católica.
D
– Discutir sobre temas de reformas feudais.
10-
A Igreja Católica utilizou diversos meios para conter o protestantismo e
alcançar novos fiéis entre eles podemos citar:
A
– Expandir a fé Católica além da Europa.
B
– Discutir sobre temas de reformas feudais.
C
– Reorganizar a Igreja Protestante.
D
– Manter o Poder dos senhores feudais.
8ª
Ano Ensino Fundamental. História
1- Marque a sentença correta de
acordo com a sociedade francesa no
antigo regime:
a)
25,5 milhões, primeiro estado,terceiro estado, segundo estado.
b)
23 milhões, primeiro estado,segundo estado, terceiro estado.
c)
23 milhões, primeiro estado,terceiro estado, segundo estado.
d)
25 milhões, primeiro estado,segundo estado, terceiro estado.
Por
volta de 1780, a França com cerca de _______________ habitantes, ela dividia-se
em três ordens ou estados: o ___________________,composto
pelo clero, o ______________,formado pela nobreza e o
___________________constituído pela burguesia e pelas camadas populares.
2-
Associe cada número a uma frase.
1.
Lei do Açúcar.
2.
Lei do Chá.
3.
Lei intolerável.
( ) A lei impunha aos colonos a cobrança de
tarifas alfandegárias sobre vários produtos.
( ) O Parlamento britânico decretou o monopólio
da Companhia das Índias Orientais no comércio do Chá.
( ) A Coroa inglesa fechou o porto de Boston e ordenou
a ocupação de Massachusetts pelas forças britânicas.
3- Sobre o despotismo esclarecido assinale a
alternativa incorreta.
a)
Houve procura pela modernização dos Estados da parte dos monarcas europeus.
b) O
objetivo da modernização dos Estados era uma administração mais eficiente.
c) Por
se basearem em idéias de filósofos franceses, os reis ficaram conhecidos como
“déspotas
esclarecidos”.
d) Não
se tratava de relaxar o poder absoluto.
e) Não
houve procura pela modernização dos Estados da parte dos monarcas europeus.
4- Sobre
o significado da Independência dos Estados Unidos, indique a alternativa
correta.
a) Os
Estados Unidos tornaram-se o primeiro país americano independente, desferindo
um duro
golpe
contra a dominação política e econômica do sistema colonial.
b) Com
a independência foram abolidas as novas organizações políticas.
c) Com
a independência, temos um novo regime aristocrático, com uma participação
popular moderada.
d)
Todos os norte-americanos tinham direito à participação política, pois eram
cidadãos.
e)
Nenhuma das alternativas anteriores.
5- A
reação termidoriana foi a radicalização do processo revolucionário. Assinale a
alternativa incorreta.
a) A
radicalização do processo revolucionário assustava a burguesia.
b) Os
setores burgueses mais ricos desejavam continuar com as execuções.
c) Os
setores burgueses mais ricos queriam o congelamento dos preços.
d) Os
excessos do governo jacobino eliminaram importantes líderes revolucionários,
tanto moderados
como
radicais.
e)
O núcleo jacobino ficou isolado no poder.
6-
Assinale a alternativa correta sobre quando e onde surgiu o Iluminismo:
a)
Surgiu na América entre os séculos XVII e XVIII.
b)
Surgiu na Europa entre os séculos X e XVIII.
c)
Surgiu na América entre os séculos X e XVIII.
d)
Surgiu na Europa entre os séculos XVII e XVIII.
7- Em relação a educação os Iluministas
defendiam:
a)
educação laica, obrigatória e gratuita, além do ensino voltado para a
técnica,os ofícios e a ciência.
b)
educação de qualidade.
c)
educação publíca.
d)
n.d.a.
8- Assinale a alternativa que esta correta em
relação ao grupo político na posição política abaixo:
“Republicanos moderados,
representavam os interesses da grande burguesia comercial”.
a)
Jacobinos.
b)
Girondios.
c)
Planície.
d)
Cordeliers.
9-
Em agosto de 1789,a Assembleia Constituinte aboliu o dizimo eclesiástico e toda
as obrigações feudais que pesavam sobre os camponeses. Em seguida aprovou a
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que estabelecia:
a)
Igualdade,Liberdade,Propriedade,Segurança.
b)
Obrigação ao Clero e a Igreja.
c)
Pagamento de imposto aos Reis.
d)
n.d.a
10-
O barrete frígio, a bandeira tricolor e a marselhesa foram os símbulos de que
acontecimento histórico.
a)
Iluminismo.
b)
Revolução Francesa.
c)
Independência dos Estados Unidos.
d)
Revolução tricolor na Russia .
9 ano ensino Fundamental. História
1 – Os Estados Unidos foram os grandes
beneficiados com a Primeira Guerra Mundial. Como a Guerra não foi travada em
seu território, a economia do país:
A – Sofreu grandes abalos.
B – Parou de crescer.
C – Não sofreu os danos causados aos
países europeus, onde ocorreram os principais combates.
D – Os EUA foram forçados a
internacionalizar seu petróleo.
E – N.D.A.
2 – Ao final da guerra os Estados Unidos
respondiam por cerca _________ da produção nacional.
A – 10%
B – 30%
C – 40%
D – 33%
E – N.D.A.
3 – Alguns anos após a Primeira Guerra
Mundial, os países europeus interessados em recuperar sua economia, adotaram
medidas para proteger suas indústrias, restringindo as importações de produtos.
Essas restrinções provocaram problemas de:
A – Baixa produção
B – Altas dos preços
C – Super produção
D – Exploração de mão de obra
E – N.D.A.
4 – No mês de outubro ocorreu uma
verdadeira corrida dos acionistas para vender suas ações, o que provocou uma
verdadeira corrida dos acionistas para vender suas ações, o que provocou a
queda acelerada no preço delas e a falência de milhares de investidores. A
queda vertiginosa no preço das ações levou ao
_________________________________, da bolsa de valores de Nova York, em 24 de
outubro de 1929.
A – Fechamento
B – Crack
C – Aberuta de novos mercados
D – Alta nos valores das ações
E – N.D.A.
5 – O Democrata Franklin Roosevelt
assumiu a presidência dos Estados Unidos, eleito com a promessa de recuperar a
economia, adotou um ambicioso programa do combate a crise que ficou conhecido
como:
A – Crack
B – New Crack
C – New Deal
D – Crack Deal
E – N.D.A.
6 – São Regimes de Governo que se
caracterizam pelo abusp da autoridade no exercício do poder são eles:
A – Autoritarismo e Democracia
B – Democracia e Liberalismo
C – Autoritarismo e Totalitarismo
D – Totalitarismo e Democracia
E – N.D.A.
7 – Em outubro de 1922, os faccistas
promoveram a ____________________, nela
exigiram a entrega do poder para Mussoline:
A – Marcha pela paz
B – Marcha à Roma
C – Marcha à Veneza
D – Marcha à Berlim
E – N.D.A.
8 – A República alemã foi proclamada em
novembro em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial e foi resultado de uma
Revolução conduzida por socialista e liberal. O novo governo negociou a paz com
os países vencedores e assinou um tratado que declarava a Alemanha responsável
por todos os danos causados aos países vencedores, onde também tinham proíbido
de investir nas forças armadas e na indústria bélica e os obrigava a indenizar
os países vencedores pelo prejuízo da guerra. Qual foi o nome desse tratado:
A – Tratado de Verdun
B – Tratado de Moscou
C – Tratado de Versalhes
D – Tratado de Tordesilhas
E – N.D.A.
9 – Para ampliar o apoio popular, os
nazistas apresentaram propostas que beneficiavam os trabalhadores do campo e
das cidades como:
A – Reforma Agrária, anulação das
dívidas dos agricultores, salário digno para os operários.
B – Trabalho semi escravo, venda de
terras à burguesia.
C – Cobrança de imposto para abertura
dos portos.
D – Reforma Industrial, fechamento de
fábricas e alta na oferta de emprego.
E – N.D.A.
10 – Qual o nome da obra de Hitler que
pode ser sintetizada como um manifesto em defesa da batalha racial, cultural e
política dos arianos contra os judeus, marxistas e os liberais.
A – New Deal Live
B – Mein Live
C – Nein Kampf
D – N.D.A.
Ops... Não ganhei aquele prêmio, mas ganhei este presente! Tenho certeza que a prova é o espelho disso... Valeu Rafael!
ResponderExcluir