Parabéns aos alunos.....
Estão dispensados da prova mais se quiserem fazer para ajudar na nota final em vista do teste onde as notas não foram boas.
São eles.
Beatriz, Jordy, Mayara........
Obs. só escolhi apenas três.
Os demais desejo uma boa prova e quem sabe na outra oportunidade....
segunda-feira, 18 de junho de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Sustentabilidade no nosso cotidiano
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá aproximar e transpor os grandes temas de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o seu próprio cotidiano, tornando possível uma maior inclusão e responsabilidade dos mesmos, com situações básicas do dia-a dia como consumo de água, emissão de CO2 e geração de lixo de sua residência, por exemplo.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos pode ser suficiente para abordagem inicial dos temas e das atividades. Deve-se prever maior tempo para realização das atividades extra-classe.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
A Sustentabilidade no cotidiano - Os nossos atos fazem sim a diferença!!!
Professor, a idéia dessa aula é aproximar as questões ambientais e o tema sustentabilidade da vida diária dos alunos. Ela pode ser dada isoladamente ou entrar após uma outra aula também disponível nesse portal : Meio Ambiente e Sustentabilidade, que abrange a temática de modo mais amplo, podendo , portanto, servir de pré-requisito.
Para iniciar o assunto, algumas questões prévias podem ser introduzidas inicialmente na aula: Exemplos:
1) Vocês sabem quanta água vocês gastam por dia? Como vocês fariam a medição do gasto de água?
2) Quais as fontes de CO2 que emitimos diariamente? Isso é importante? Como medi-las?
3) Quantos quilos de lixo vocês produzem por dia? Qual o destino dele?
Será que seus alunos já pensaram sobre isso? Então vamos começar a pensar...
Desde quando acorda, onde a água aparece de forma direta ou indireta no seu dia? ** Peça para que os alunos escrevam e para que alguns deles exponham a resposta.
A faixa de consumo de água por pessoa varia de 150 a 400 litros por dia.
Por dia gastam-se muitos litros de água: 10 litros numa descarga de banheiro, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa na máquina e 50 litros numa lavagem de louça na máquina...
Quer calcular?? Simulador de consumo de água: http://www.epal.pt/epal/novosim.aspx
*** Anote os dados necessários previamente e peça para que os alunos observem um final de semana de consumo de água em casa com a família, depois é só passar pelo simulador online.
** Uma idéia é pedir para que os alunos busquem também na conta mensal de água informações sobre o seu consumo diário. Exemplo: metros cúbicos; número de integrantes na família; média mensal e consumo diário, etc.
E O TAL AQUECIMENTO GLOBAL , onde eu entro nisso?
Não há notícia mais em evidência na mídia senão o aquecimento global. Após uma explicação sobre o assunto (que pode ser encontrada também na aula de Meio Ambiente e Sustentabilidade) uma maneira de aproximar o assunto para a vida diária dos meninos e meninas e também dos familiares, é a chamada calculadora de CO2.
Através do link http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora , seus alunos poderão calcular online a quantidade de CO2 emitida por ele e pela família e até quantas árvores deveriam ser plantadas no ano para recompensar essa emissão. ** Peça para buscarem os dados necessários em casa e no bairro, assim toda a família participa e interage na atividade; o aluno se torna um multiplicador.
** Professor, lembre-se que o debate sobre o aquecimento global é atual, com opiniões favoráveis e contrárias sobre as suas causas ou mesmo sua ocorrência. Uma questão inicial, pode ser referente a discordância do referido assunto pelos países industrializados. Qual a razão?
** O professor deverá orientar porque emissões de gás de automóveis e ônibus, lixo orgânico, combustíveis, etc tem a ver com CO2
Uma atitude - o plantio de árvores como compensação pelas emissões de CO2.
Mas quais árvores? Espécies nativas? Exóticas? Ótimo momento para discutir a biodiversidade, monocultura, reflorestamento e outros temas associados. Um exemplo prático para debate seria a plantação de grandes extensões de eucalipto, necessários para produção de papel e papelão e consumidos em grande escala, com todas as implicações ambientais e/ou sociais debatidas. *** Texto recomendável para auxílio ao professor: Eucalipto: o reflorestamento do capital financeiro. Link: http://www.anovademocracia.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1068
O LIXO - O que podemos fazer diante desse problema?
A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz em média 300 quilos por ano e tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?
Os alunos sabem para onde vai o lixo de sua cidade?
MAIS PROBLEMAS --- O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...
Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.
Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.
Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. R R R --- Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Um sítio da internet muito interessante e recomendável ao professor sobre a temática lixo, encontra-se em www.lixo.com.br . Matérias sobre coleta seletiva, gestão de resíduos, compostagem, vídeos, curiosidades e outros podem ser encontrados lá.Sugestão: Texto Precicle. ** Professor, estimule a leitura dos alunos, auxilie -os durante o processo sobre possíveis dúvidas de vocabulário e/ou interpretação. Após a leitura algumas questões servem para verificar a compreensão do texto, seguidas de discussões problematizadoras, importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Uma sugestão de atividade prática para projeto interdisciplinar seria avaliar o peso dos resíduos descartáveis da escola. Há possibilidade da construção de gráficos e tabelas com valores diários, semanais e mensais, além da distinção dos materiais em função de suas características químicas.
Questão relacionada: Muito dos materiais descartados se deve ao hábito de adquirir o "novo modelo", ou seja, algum produto que ainda serve para uso, mas "está fora de moda" e é descartado. *** Organize grupos para elaborar uma lista com exemplos desse tipo e o destino dado a eles. Abra uma discussão geral sobre hábitos de consumo.
Recursos Complementares
Um recurso interessante seria o laboratório de informática da escola, para que todos os alunos possam realizar as atividades de cálculo online de forma interativa.
Avaliação
A Avaliação dessa aula concentra-se mais na participação dos alunos, que inclui iniciativa perante as buscas em casa e atividades em classe, de dicussão em grupo. Caso o professor queira ter em mãos algum tipo de documento em forma de avaliação, peça para que o alunos construam um texto reflexivo sobre o que absorveram de sua aula.
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade Ambiental
Sustentabilidade é a palavra do século. Nesta semana um amigo, Sérgio Lagoa, comentou sobre este processo que promove a sustentabilidade. Entretanto não estamos falando do futuro, mas sim do presente. A cogeração consiste em produzir energia elétrica e térmica simultaneamente a partir de um combustível comum ou, melhor ainda, a partir de resíduos da atividade industrial.
Todos devemos saber que a atividade humana fatalmente produz muitos resíduos, principalmente lixo proveniente de atividades domésticas, industriais e da construção civil. Tudo que transformamos, em processos antropogênicos, gera produtos desinteressantes. O que devemos fazer com isso? Em geral, o transporte desse lixo infelizmente inviabiliza economicamente a reciclagem do mesmo, principalmente em cidades como São Paulo, que produz quantidades astronômicas de resíduos e possui apenas uma estação cadastrada para reaproveitamento de resíduos da construção civil, por exemplo. Imagine se vale a pena pagar para um caminhão transportar lixo no trânsito caótico de São Paulo (ver post do dia 09/09) por um percurso de, em alguns casos, 40 quilômetros! Inviável...
Em uma indústria de embalagens chamada INAPEL, localizada em Guarulhos (São Paulo), Sérgio ajudou a implantar um sistema de cogeração movido a gás natural. Este processo permite que a planta seja capaz de atingir um nível de eficiência beirando os 90%. Para se ter uma idéia, um carro movido a gasolina aproveita em média apenas 30% da energia contida em seu combustível.
A indústria de papel e plásticos produz muitos dejetos agressores de corpos d'água e da atmosfera, causando um déficit ambiental grave. As regulamentações impostas pelo governo a partir da década de setenta demandam investimentos por parte dessas indústrias de forma a minimizar o dano ocasionado, o que resulta em encarecimento dos produtos e impactos na economia. Essas externalidades podem ser generalizadas para a escala mundial, o que significa um impacto na economia mundial somente devido a passivos ambientais causados por indústrias.
Portanto, a otimização da produção energética na indústria através da cogeração traz benefícios não só do ponto de vista da auto-suficiência energética, mas também do ponto de vista econômico do mercado. O capital que antes era "queimado" na forma de combustível não aproveitado agora pode ser empregado no tratamento de emissões da indústria e, conseqüentemente, é capaz de beneficiar a oferta dos produtos oferecidos pela fábrica em questão de modo a melhor atender sua demanda no mercado.
É uma forma inteligente e eficiente de controle do meio-ambiente, A alternativa é capaz de ao menos minimizar drasticamente o problema ambiental sem que seja necessária a tributação. Temos aqui um exemplo claro do Teorema de Coase: o governo, ao incentivar indústrias a implantarem processos de cogeração, estão trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para si mesmo.
A sustentabilidade é uma realidade!
E vamos a mais uma pequena coletânea de notícias, desta vez, sobre Sustentabilidade Ambiental.
Representação gráfica de como serão as estruturas acima citadas.
Todos devemos saber que a atividade humana fatalmente produz muitos resíduos, principalmente lixo proveniente de atividades domésticas, industriais e da construção civil. Tudo que transformamos, em processos antropogênicos, gera produtos desinteressantes. O que devemos fazer com isso? Em geral, o transporte desse lixo infelizmente inviabiliza economicamente a reciclagem do mesmo, principalmente em cidades como São Paulo, que produz quantidades astronômicas de resíduos e possui apenas uma estação cadastrada para reaproveitamento de resíduos da construção civil, por exemplo. Imagine se vale a pena pagar para um caminhão transportar lixo no trânsito caótico de São Paulo (ver post do dia 09/09) por um percurso de, em alguns casos, 40 quilômetros! Inviável...
Em uma indústria de embalagens chamada INAPEL, localizada em Guarulhos (São Paulo), Sérgio ajudou a implantar um sistema de cogeração movido a gás natural. Este processo permite que a planta seja capaz de atingir um nível de eficiência beirando os 90%. Para se ter uma idéia, um carro movido a gasolina aproveita em média apenas 30% da energia contida em seu combustível.
A indústria de papel e plásticos produz muitos dejetos agressores de corpos d'água e da atmosfera, causando um déficit ambiental grave. As regulamentações impostas pelo governo a partir da década de setenta demandam investimentos por parte dessas indústrias de forma a minimizar o dano ocasionado, o que resulta em encarecimento dos produtos e impactos na economia. Essas externalidades podem ser generalizadas para a escala mundial, o que significa um impacto na economia mundial somente devido a passivos ambientais causados por indústrias.
É uma forma inteligente e eficiente de controle do meio-ambiente, A alternativa é capaz de ao menos minimizar drasticamente o problema ambiental sem que seja necessária a tributação. Temos aqui um exemplo claro do Teorema de Coase: o governo, ao incentivar indústrias a implantarem processos de cogeração, estão trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para si mesmo.
A sustentabilidade é uma realidade!
E vamos a mais uma pequena coletânea de notícias, desta vez, sobre Sustentabilidade Ambiental.
- Um projeto britânico pretende construir uma estrutura capaz de gerar alimentos, água limpa e energia no meio de um deserto como o do Saara. A estrutura consiste em uma grande estufa onde seria possível cultivar os vegetais com água evaporada do mar.
Para isso, utilizarão máquinas "evaporadoras" que converterão a água salgada em um vapor que, não só será utilizado na irrigação, como também resfriará o ambiente interno, baixando em até 15 graus a temperatura. Anexo à estufa, serão instalados enormes painéis solares para a geração de energia elétrica.
É realmente um complexo inteiramente sustentável e que auxiliará no desenvolvimento dos países localizados em regiões desérticas. Além disso, todo o excedente de produção poderá ser enviado à Europa, em especial a energia gerada.
Representação gráfica de como serão as estruturas acima citadas.
- Uma fábrica iniciou a produção de uma espécie de "madeira plástica" que será utilizada em construções. Ela é feita a partir de uma mistura de plásticos de embalagens descartáveis com fibras vegetais, provenientes de cocos e até mesmo tapetes. A mistura leva ainda borra de café.
Ela é prensada a uma temperatura de 200ºC e se parece muito com a madeira comum em seu aspecto. A vantagem é que é muito mais durável por possuir plástico em sua composição e não necessita de envernizamento constante. Além disso, é uma ótima maneira de se reutilizar todo o plástico que se tornaria lixo e contribuiria para a poluição do meio ambiente. - Cresce a cada dia o número de empreendimentos imobiliários que utilizam itens de sustentabilidade em suas construções. São os "Eco-imóveis".
Aqui no Rio, por exemplo, há vários condomínios sendo construídos que farão coleta seletiva e utilizarão fontes alternativas de energia, além de serem decorados com plantas e outras paisagens naturais. Há inclusive prédios que já contarão com tubos por onde o óleo de cozinha será diretamente despejado e coletado para reciclagem.
Outros investem nos chamados "telhados ecológicos" (ou telhados verdes), os quais contam com vegetação plantada no topo dos edifícios, a qual diminui significantemente a temperatura sem o uso de refrigeradores. Com relação a água, há captação de água de chuva, reduzindo os custos; e há a recaptação de água utilizada, em torneiras, a qual pode ser utilizada para dar descargas, lavar carros, quintais, regar plantas, etc.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
RIO+2O
Documentos
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Corinthians supera a pressão e derrota o Santos na Vila Belmiro
Em um confronto muito equilibrado na Vila Belmiro, o Corinthians superou a pressão santista e a expulsão do atacante Emerson aos 31 minutos do segundo tempo para derrotar o Santos por 1 a 0, no primeiro jogo das semifinais da Copa Santander Libertadores. O gol da vitória foi marcado por Emerson Sheik, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Corinthians joga pelo empate no confronto de volta, na próxima quarta-feira, no Pacaembu. Se o Santos ganhar por 1 a 0, a decisão será nos pênaltis. E se o Peixe vencer por um gol de diferença a partir de 2 a 1, é o time da Vila que vai decidir a Libertadores, pelo critério de gols fora de casa. O adversário será o vencedor de Boca Juniors (ARG) e Universidad de Chile, que se enfrentam pelo jogo de ida nesta quinta-feira, às 20h15, em Buenos Aires.
A vitória na Baixada Santista também marca a quebra de um jejum que já durava 426 minutos do Corinthians sem fazer gols fora de casa, contando Paulistão, Brasileiro e Libertadores. O último gol fora havia sido marcado na última rodada da primeira fase do Paulistão, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. A vitória sobre o Peixe também foi a sexta partida seguida sem o time da capital levar gols. Tanto que o goleiro Cássio ainda está imbatível desde que assumiu a titularidade da equipe.
O JOGO
O confronto mais esperado do futebol brasileiro neste primeiro semestre começou com o Corinthians partindo para cima do Santos. Mesmo com a torcida contra, os corintianos mantinham a posse da bola e tentavam surpreender os anfitriões pelos lados do campo, principalmente, pela esquerda, com Emerson Sheik. Por causa disso, os santistas, aparentemente mais nervosos, tentavam tomar a bola de forma mais dura e faziam faltas.
Esse maior domínio corintiano se dava por causa de um buraco no meio de campo santista. Com Ganso claramente sem a melhor forma física e Elano mais parado pela direita, sobrava para Adriano e Arouca correr atrás dos adversários, que, com Alex e Danilo cadenciando, tinham as melhores chances de gol.
Quando tinha a posse da bola, os comandados de Muricy Ramalho eram facilmente bloqueados pela bem posicionada defesa adversária. Assim, restava a Neymar voltar para o meio para tentar armar as jogadas, como fez nos últimos amistosos pela Seleção Brasileira. Mesmo assim, com as falhas no último passe, o Peixe praticamente não teve chance de marcar.
Foi quando o volante corintiano Paulinho pegou a bola no meio de campo, pelo lado direito, e partiu para o ataque. Ao chegar perto da área santista, ele tocou para Emerson Sheik na esquerda. O atacante deu o seu tradicional corte para dentro e chutou com muita categoria no ângulo esquerdo de Rafael, sem chances para o camisa 1 santista. A torcida do Timão foi ao delírio na Vila Belmiro.
A partir de então, o Corinthians retraiu ainda mais sua marcação, enquanto os santistas passaram a pressionar, mas sempre parando no bloqueio rival.
De tanto tentar, o Peixe teve sua melhor chance aos 42 minutos. Em jogada pela esquerda, Adriano passou para Juan, que entrou na área e cruzou rasteiro para trás. Elano, que vinha de frente, tentou acertar o canto esquerdo de Cássio, mas a bola bateu em Fábio Santos e saiu da área. Frustração da torcida santista.
Para tentar algo novo, o técnico Muricy Ramalho fez uma alteração logo no intervalo. Tirou o lento Elano para colocar o atacante Borges. Assim, o centroavante ficou centralizado, com Neymar pela esquerda e Alan Kardec pela direita. Daí em diante, o jogo foi dominado pelo Santos, com boas chances de marcar, mas sempre parado nas intervenções do goleiro Cássio, que fez ótima defesa em cabeçada de Borges aos 10 minutos.
Dois minutos depois, Emerson pegou um rebote no meio de campo e partiu em contra-ataque. Passou pelo zagueiro Durval na corrida e, ao chegar na grande área, desabou, tentando cavar um pênalti. O árbitro Marcelo de Lima Henrique nada marcou, nem deu o cartão amarelo para o jogador, o que seria expulsão, já que Sheik havia levado amarelo na jogada anterior por falta dura em Adriano.
O confronto se manteve no mesmo ritmo, com Ganso e Neymar tentando achar um buraco na muralha corintiana, enquanto os comandados do técnico Tite mantinham o inabalável posicionamento defensivo, apenas aguardando uma oportunidade para dar outro bote.
O jogo pegou fogo aos 29 minutos, quando Neymar fez falta dura em Leandro Castán e levou o cartão amarelo. No momento, os corintianos partiram para cima do árbitro, para forçar a expulsão da Joia. Na sequência, no meio de campo, Emerson deu uma entrada dura em Neymar e, como já tinha o amarelo, foi expulso, provocando mais confusão.
Foi o senha para o Santos aumentar ainda mais a pressão. Aos 33, em bola cruzada na área, a zaga tirou a bola do pé de Neymar quando ele ia marcar. No escanteio, Juan pegou de primeira e Cássio fez ótima defesa, espalmando a bola para escanteio.
O nervosismo da torcida do Peixe começou uma confusão na arquibancada, após algum torcedor tomar o capacete de um policial e jogar em direção a Cássio. No primeiro tempo, um copo de água já havia sido arremessado da arquibancada em direção ao goleiro corintiano.
Para aumentar ainda mais o drama do jogo, aos 37 minutos parte da iluminação da Vila se apagou e o confronto foi paralisado. Alguns jogadores, exaustos, como Neymar, deitaram no gramado para recuperar o fôlego, enquanto aguardavam a volta da energia nos refletores. Dezoito minutos depois, a luz voltou com uma alteração em cada time. O zagueiro Wallace substituiu o meia Alex no Corinthians e Felipe Anderson entrou no lugar de Arouca.
Tite postou ainda mais sua equipe na defesa, para tentar sustentar o placar, enquanto Muricy mandou o Peixe ao ataque. No fim, o Corinthians levou a melhor e garantiu a suada vitória. O segundo tempo da semifinal será realizado na próxima quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu. Agora nos domínios corintianos. Mas o time da casa não contará com o salvador Emerson. Quem levará a melhor?
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 1 CORINTHIANS
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/Hora: 13/6/2012 – 21h50
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Dibert Pedrosa e Roberto Braatz
Data/Hora: 13/6/2012 – 21h50
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Dibert Pedrosa e Roberto Braatz
GOL: Emerson, 27'/1ºT (0-1)
CARTÕES AMARELOS: Neymar (SAN); Alessandro, Cássio, Chicão, Leandro Castán (COR)
CARTÃO VERMELHO: Emerson (31' 2ºT)
RENDA E PÚBLICO: R$ 969.701,00 e 14.788 pagantes
CARTÕES AMARELOS: Neymar (SAN); Alessandro, Cássio, Chicão, Leandro Castán (COR)
CARTÃO VERMELHO: Emerson (31' 2ºT)
RENDA E PÚBLICO: R$ 969.701,00 e 14.788 pagantes
SANTOS: Rafael, Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca (Felipe Anderson, aos 37 2ºT), Elano (Borges, no intervalo) e Ganso; Neymar e Alan Kardec (Dimba, aos 45' 2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex (Wallace, aos 37 2ºT); Jorge Henrique e Émerson. Técnico: Tite.
Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Corinthians-derrota-Santos-Vila-Belmiro_0_718128414.html#ixzz1xjOFJY7i
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!
terça-feira, 5 de junho de 2012
lembre-se.............
7ª Ano
Ensino Fundamental. História
1-
Foi um movimento cultural que nasceu entre as elites das ricas cidades
italianas, no século XIV, e se estendeu com variações por outras regiões da
Europa até o final o século XVI.
A
– Feudalismo
B
– Renascimento
C
– Reforma Protestante
D
– Contra Reforma
2
– O Movimento Renascentista estava relacionado ao fortalecimento da:
A
– Coroa
B
– Burguesia
C
– Oligarquia
D
– Nobreza
3
– Até o século XV, os livros eram copiados a mão um a um, o processo era lento
e caro e não dava conta da crescente procura por livros. A solução para o
problema veio com a criação de prensa de tipos móveis e dos tipos:
A
– Impressão digital
B
– Móveis metálicos
C
– Móveis de madeiras
D
– Xerox à tinta preta
4
– A valorização da razão do homem e os estudos dos autores da antiguidade
clássica favireceram importantes avanços no:
A
– Poder absoluto
B
– Conhecimento científico
C
– Conhecimento naval
D
– Conhecimento lunar
5
– Os estudiosos e artistas do Renascimento foram financiados por ricos
banqueiros, comerciantes e nobres do norte e do centro da Itália, onde eram
chamados de:
A-
Italianos
B
– Poetas
C
– Mecenas
D
– Profetas
6
– Em 1517, o Papa Leão X decretou a venda de _________________, que
assegurariam o perdão dos pecados de uma pessoa em troca de uma quantia em
dinheiro. Esse decreto autorizava a venda de:
A
– Indulgência
B
– Terras
C
– Produção
D
– Escravos
7-
A doutrina Luterana tinha três pontos principais:
A
– Justificação pela fé, Sacerdócio universal, Negação da infalibilidade da
igreja.
B
– Justificação pelo ato do poder, Sacerdócio universal, Negação da
infalibilidade da igreja.
C
– Dinvidade , autoridade, fé.
D
– Autoridade , Sacerdócio universal, Negação da infalibilidade da igreja.
8-
Entre os anos ____e______, os cardeais da igreja Católica, sob a direção do
papa, reuniram-se na cidade de Trento, na Itália, para discutir as reformas. Em
que ano foi.
A
– 1544 e 1545.
B
– 1545 e 1563.
C
– 1545 e 1566.
D
– 1544 e 1566.
9-
A Contrarreforma, surgiu no interior da Igreja Católica com a dupla finalidade de:
A
– Conter o avanço do protestantismo e discutir as críticas internas da própria
igreja.
B
– Combater o Islamismo.
C
– Cobrança de Impostos para a Igreja Católica.
D
– Discutir sobre temas de reformas feudais.
10-
A Igreja Católica utilizou diversos meios para conter o protestantismo e
alcançar novos fiéis entre eles podemos citar:
A
– Expandir a fé Católica além da Europa.
B
– Discutir sobre temas de reformas feudais.
C
– Reorganizar a Igreja Protestante.
D
– Manter o Poder dos senhores feudais.
8ª
Ano Ensino Fundamental. História
1- Marque a sentença correta de
acordo com a sociedade francesa no
antigo regime:
a)
25,5 milhões, primeiro estado,terceiro estado, segundo estado.
b)
23 milhões, primeiro estado,segundo estado, terceiro estado.
c)
23 milhões, primeiro estado,terceiro estado, segundo estado.
d)
25 milhões, primeiro estado,segundo estado, terceiro estado.
Por
volta de 1780, a França com cerca de _______________ habitantes, ela dividia-se
em três ordens ou estados: o ___________________,composto
pelo clero, o ______________,formado pela nobreza e o
___________________constituído pela burguesia e pelas camadas populares.
2-
Associe cada número a uma frase.
1.
Lei do Açúcar.
2.
Lei do Chá.
3.
Lei intolerável.
( ) A lei impunha aos colonos a cobrança de
tarifas alfandegárias sobre vários produtos.
( ) O Parlamento britânico decretou o monopólio
da Companhia das Índias Orientais no comércio do Chá.
( ) A Coroa inglesa fechou o porto de Boston e ordenou
a ocupação de Massachusetts pelas forças britânicas.
3- Sobre o despotismo esclarecido assinale a
alternativa incorreta.
a)
Houve procura pela modernização dos Estados da parte dos monarcas europeus.
b) O
objetivo da modernização dos Estados era uma administração mais eficiente.
c) Por
se basearem em idéias de filósofos franceses, os reis ficaram conhecidos como
“déspotas
esclarecidos”.
d) Não
se tratava de relaxar o poder absoluto.
e) Não
houve procura pela modernização dos Estados da parte dos monarcas europeus.
4- Sobre
o significado da Independência dos Estados Unidos, indique a alternativa
correta.
a) Os
Estados Unidos tornaram-se o primeiro país americano independente, desferindo
um duro
golpe
contra a dominação política e econômica do sistema colonial.
b) Com
a independência foram abolidas as novas organizações políticas.
c) Com
a independência, temos um novo regime aristocrático, com uma participação
popular moderada.
d)
Todos os norte-americanos tinham direito à participação política, pois eram
cidadãos.
e)
Nenhuma das alternativas anteriores.
5- A
reação termidoriana foi a radicalização do processo revolucionário. Assinale a
alternativa incorreta.
a) A
radicalização do processo revolucionário assustava a burguesia.
b) Os
setores burgueses mais ricos desejavam continuar com as execuções.
c) Os
setores burgueses mais ricos queriam o congelamento dos preços.
d) Os
excessos do governo jacobino eliminaram importantes líderes revolucionários,
tanto moderados
como
radicais.
e)
O núcleo jacobino ficou isolado no poder.
6-
Assinale a alternativa correta sobre quando e onde surgiu o Iluminismo:
a)
Surgiu na América entre os séculos XVII e XVIII.
b)
Surgiu na Europa entre os séculos X e XVIII.
c)
Surgiu na América entre os séculos X e XVIII.
d)
Surgiu na Europa entre os séculos XVII e XVIII.
7- Em relação a educação os Iluministas
defendiam:
a)
educação laica, obrigatória e gratuita, além do ensino voltado para a
técnica,os ofícios e a ciência.
b)
educação de qualidade.
c)
educação publíca.
d)
n.d.a.
8- Assinale a alternativa que esta correta em
relação ao grupo político na posição política abaixo:
“Republicanos moderados,
representavam os interesses da grande burguesia comercial”.
a)
Jacobinos.
b)
Girondios.
c)
Planície.
d)
Cordeliers.
9-
Em agosto de 1789,a Assembleia Constituinte aboliu o dizimo eclesiástico e toda
as obrigações feudais que pesavam sobre os camponeses. Em seguida aprovou a
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que estabelecia:
a)
Igualdade,Liberdade,Propriedade,Segurança.
b)
Obrigação ao Clero e a Igreja.
c)
Pagamento de imposto aos Reis.
d)
n.d.a
10-
O barrete frígio, a bandeira tricolor e a marselhesa foram os símbulos de que
acontecimento histórico.
a)
Iluminismo.
b)
Revolução Francesa.
c)
Independência dos Estados Unidos.
d)
Revolução tricolor na Russia .
9 ano ensino Fundamental. História
1 – Os Estados Unidos foram os grandes
beneficiados com a Primeira Guerra Mundial. Como a Guerra não foi travada em
seu território, a economia do país:
A – Sofreu grandes abalos.
B – Parou de crescer.
C – Não sofreu os danos causados aos
países europeus, onde ocorreram os principais combates.
D – Os EUA foram forçados a
internacionalizar seu petróleo.
E – N.D.A.
2 – Ao final da guerra os Estados Unidos
respondiam por cerca _________ da produção nacional.
A – 10%
B – 30%
C – 40%
D – 33%
E – N.D.A.
3 – Alguns anos após a Primeira Guerra
Mundial, os países europeus interessados em recuperar sua economia, adotaram
medidas para proteger suas indústrias, restringindo as importações de produtos.
Essas restrinções provocaram problemas de:
A – Baixa produção
B – Altas dos preços
C – Super produção
D – Exploração de mão de obra
E – N.D.A.
4 – No mês de outubro ocorreu uma
verdadeira corrida dos acionistas para vender suas ações, o que provocou uma
verdadeira corrida dos acionistas para vender suas ações, o que provocou a
queda acelerada no preço delas e a falência de milhares de investidores. A
queda vertiginosa no preço das ações levou ao
_________________________________, da bolsa de valores de Nova York, em 24 de
outubro de 1929.
A – Fechamento
B – Crack
C – Aberuta de novos mercados
D – Alta nos valores das ações
E – N.D.A.
5 – O Democrata Franklin Roosevelt
assumiu a presidência dos Estados Unidos, eleito com a promessa de recuperar a
economia, adotou um ambicioso programa do combate a crise que ficou conhecido
como:
A – Crack
B – New Crack
C – New Deal
D – Crack Deal
E – N.D.A.
6 – São Regimes de Governo que se
caracterizam pelo abusp da autoridade no exercício do poder são eles:
A – Autoritarismo e Democracia
B – Democracia e Liberalismo
C – Autoritarismo e Totalitarismo
D – Totalitarismo e Democracia
E – N.D.A.
7 – Em outubro de 1922, os faccistas
promoveram a ____________________, nela
exigiram a entrega do poder para Mussoline:
A – Marcha pela paz
B – Marcha à Roma
C – Marcha à Veneza
D – Marcha à Berlim
E – N.D.A.
8 – A República alemã foi proclamada em
novembro em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial e foi resultado de uma
Revolução conduzida por socialista e liberal. O novo governo negociou a paz com
os países vencedores e assinou um tratado que declarava a Alemanha responsável
por todos os danos causados aos países vencedores, onde também tinham proíbido
de investir nas forças armadas e na indústria bélica e os obrigava a indenizar
os países vencedores pelo prejuízo da guerra. Qual foi o nome desse tratado:
A – Tratado de Verdun
B – Tratado de Moscou
C – Tratado de Versalhes
D – Tratado de Tordesilhas
E – N.D.A.
9 – Para ampliar o apoio popular, os
nazistas apresentaram propostas que beneficiavam os trabalhadores do campo e
das cidades como:
A – Reforma Agrária, anulação das
dívidas dos agricultores, salário digno para os operários.
B – Trabalho semi escravo, venda de
terras à burguesia.
C – Cobrança de imposto para abertura
dos portos.
D – Reforma Industrial, fechamento de
fábricas e alta na oferta de emprego.
E – N.D.A.
10 – Qual o nome da obra de Hitler que
pode ser sintetizada como um manifesto em defesa da batalha racial, cultural e
política dos arianos contra os judeus, marxistas e os liberais.
A – New Deal Live
B – Mein Live
C – Nein Kampf
D – N.D.A.
Assinar:
Postagens (Atom)