quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Atividade para os alunos do 1V1,1V2,1V3. ESCOLA VARELA BARCA.


Esta atividade pode ser feita em grupo de até 5 alunos.
Copie as questões e responda em uma folha.
Entregar até o dia 27 de Agosto.  

Quando alcançamos a entrada do Neolítico, há cerca de dez mil anos, os grupos humanos existentes já acumulavam um variado leque de saberes apreendidos graças à sua habilidade de raciocínio. Ao longo do tempo, já sabiam distinguir quais tipos de fonte de alimento eram próprias para o seu consumo. Além disso, construíam pequenas embarcações e criavam utensílios mais resistentes do que aqueles que foram inicialmente desenvolvidos.

Foi nesse contexto que uma profunda transformação passou a se desenvolver no cotidiano do homem pré-histórico. A observância da própria natureza permitiu que as primeiras técnicas de cultivo agrícola fossem pioneiramente desenvolvidas. Com isso, a garantia de alimento se tornava cada vez mais acessível e a constante necessidade de deslocamento se tornou cada vez menor. Essa transformação, que se difundiu ao longo dos próximos seis mil anos, deu origem à chamada “Revolução Neolítica”.

Conforme indicado por alguns estudiosos, essa transformação, também conhecida como “Revolução Agrícola”, primeiro ocorreu na região do chamado Crescente Fértil, ampla faixa de terras que abrangia desde o Rio Nilo, indo até o lugar onde se encontram os rios Tigre e Eufrates, local onde hoje identificamos a Síria e o Iraque. Com o passar dos séculos, o aprimoramento dessas técnicas agrícolas e a sedentarização permitiram uma dieta alimentar mais rica e um expressivo crescimento dos grupos humanos

Questões:
1-  O texto acima afirma que a sociedade passou por uma profunda transformação. O que esta transformação permitiu ao homem?
2- O que se pode entender sobre a sedentarização do ser humano?
3- Hoje podemos dizer que a sociedade e um produto do seu desenvolvimento histórico? Justifique sua resposta descrevendo este desenvolvimento com exemplos para descrever sua evolução.

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