segunda-feira, 9 de julho de 2012

NÃO ESQUECER DE FAZEREM OS TRABALHOS..

2V1,2V4,2V5 INDEPENDÊNCIA DO BRASIL MAIS AS QUESTÕES DO BLOG. GRUPO DE 5 ALUNOS


1V4,1V5 TRABALHO SOBRE ROMA MAIS AS ATIVIDADES. GRUPO DE 5 ALUNOS


3V2 TRABALHO SOBRE A GRANDE DEPRESSÃO E AS QUESTÕES DO BLOG. GRUPO DE 5 ALUNOS

AS QUESTÕES ENVIAR POR EMAIL. FAZZIORAFAEL@HOTMAIL.COM


OS TRABALHOS DEVEM SER  ENTRE PARA OS REPRESENTANTES DA SALA. ONDE ELES IRAM ENTREGAR A COORDENAÇÃO DA ESCOLA "MARIA JOSÉ " NA DATA MARCADA.


NÃO ESQUECER DE QUANDO ENVIAR AS QUESTÕES POR EMAIL COLOCAR O NOME E A SALA.

terça-feira, 3 de julho de 2012

AOS ALUNOS DO 1V4 E 1V5 NOTA 4.

AOS ALUNOS DO 1V4 E 1V5 NOTA 4.
NÃO ESQUECER DE FAZER O TRABALHO SOBRE ROMA EM GRUPO DE 5 ALUNOS COMO COMBINADO EM SALA E ENTREGAR NA DATA ESTABELECIDA. PARA OS REPRESENTANTES DA SALA.

QUESTÕES  PARAS OS ALUNOS DO 1V4 SÃO ELAS:
Não esquecer de responder elas em grupo de 5 alunos e enviar por email para fazziorafael@hotmail.com até o dia 17 de julho. com seu nome e serie.

1- A expansão de Roma durante a República, com o consequente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, dentre as quais
(a) marcado processo de industrialização, êxodo urbano, endividamento do Estad
(b) fortalecimento da classe plebéia, expansão da pequena propriedade, propagação do cristianismo.
(c) crescimento da economia agro-pastoril, intensificação das exportações, aumento do trabalho livre.
(d) enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos.
(e) diminuição da produção nos latifúndios. 
2- Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas: 
(a) a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos.
(b) a publicação do Edito de Milão que impediu a legalização do Cristianismo e alimentou a repressão.
(c) a formação de heresias como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de Cristo.
(d) a organização dos Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã.
(e) o fortalecimento do Paganismo sob o Imperador Teodósio, que mandou martirizar milhares de cristãos.
3- Sobre os primitivos habitantes da Itália, pode-se afirmar que os:
(a) italiotas acomodaram-se no Sul da Itália, onde desenvolveram povoados.
(b) gregos ocuparam a parte Central da Península, subdividindo-se em vários clãs.
(c) etruscos, provavelmente originários da Ásia, ocuparam o Norte da Península
(d) lígures fixaram-se ao Sul combatendo ferrenhamente os etruscos
(e) sículos penetraram na Península através da cadeia dos Alpes e ocuparam o Norte. 
4- O Edito de Milão (313), no processo de desenvolvimento histórico de Roma, reveste-se de grande significado, tendo em vista que 
(a) combateu a heresia ariana, acabando com a força política dos bispados de Alexandria e Antioquia.
(b) tornou o cristianismo a religião oficial de todo Império Romano, terminando com a concepção de rei-deus.
(c) acabou inteiramente com os cultos pagãos que então dominavam a vida religiosa.
(d) deu prosseguimento à política de Deocleciano de intenso combate à expansão do cristianismo.
(e) proclamou a liberdade do culto cristão passando Constantino a ser o protetor da Igreja. 
  
  
5- Teodósio estabeleceu que após a sua morte, ocorrida em 395, o Império, para ser melhor administrado, deveria ser 
(a) fracionado em quatro partes, com dois Imperadores e dois Césares
(b) dividido em duas partes: o Império do Ocidente e o Império do Oriente.
(c) atrelado ao paganismo e direcionar uma operação para destruir as catacumbas.
(d) aliado dos árabes para defendê-los contra os hunos que se avizinhavam de Roma e de Meca.
(e) dividido em áreas denominadas Condados e, doadas em caráter hereditário, a seus sucessores. 
  
  
6- Sobre as funções dos magistrados em Roma, assinale o que for correto: 
(01) Os cônsules exerciam o Poder Executivo na República. Comandavam o exército e convocavam o Senado.
(02) O questor tinha como função administrar a justiça.
(04) O pretor administrava a cidade e cuidava do abastecimento.
(08) O censor era responsável pelo recenseamento dos cidadãos e orientação da conduta moral.
(16) O edil assumia o poder durante seis meses para resolver problemas gerados por uma crise.


7-  A vida difícil do escravo romano provocou a organização de várias revoltas. Espártaco liderou um dos maiores levantes de escravos, no ano de 73 a.C. Sobre essa revolta, é correto afirmar:
(01) Foi uma conseqüência do assassinato de Júlio César, por inspiração de elementos da aristocracia
(02) Espártaco era um gladiador que utilizou sua força física para incitar outros escravos a lutar por uma vida mais justa.
(04) Os escravos chegaram a formar um poderoso exército, reunindo milhares de combatentes.
(08) Espártaco foi capturado, julgado e absolvido. O Senado romano temia condenar um líder popular.
(16)Em 71 a.C, o senador Crasso sufocou a revolta e mandou crucificar 6 mil escravos ao longo da Via Ápia.


8- Na antiguidade, Roma estendeu amplamente seu território e dominou povos diversos, criando um império em redor do mar Mediterrâneo. São marcas dessa expansão e contatos:
(01) A elaboração do "Jus Gentium" ("direito das gentes")
(02) A organização das províncias como unidades administrativas do governo.
(04) A implantação de extensa rede de estradas e difusão do latim como língua oficial.
(08) A democratização da propriedade da terra.
(16) A concessão de cidadania romana apenas aos que tivessem pai e mãe romanos.


9- Nos séculos III d.C. e IV d.C., o Império Romano viveu uma fase de crise e de profundas transformações. A respeito disso, é correto afirmar que:
(01) As cidades do Ocidente romano tornaram-se centros econômicos do Império, em florescente processo de urbanização
(02) Antes religião perseguida, o cristianismo passou a ser aceito e veio a tornar-se a religião oficial do Império Romano, em substituição ao paganismo.
(04) Os povos bárbaros invadiram o Império e se estabeleceram em seus territórios, contribuindo para a crise do mundo romano.
(08) A divisão político-administrativa do Império fez surgir o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.


10- Identifique as afirmações corretas relativas à sociedade e à política da Roma Antiga:
(01) A República Romana, instaurada após a deposição do rei etrusco, foi inicialmente dominada pelos patrícios, possuidores de cidadania romana completa. Com o passar dos séculos, a plebe passou a participar do poder.
(02) Entre as conquistas políticas da plebe inclui-se a aceitação pelos patrícios de que o resultado do plebiscito passasse a ter força de lei para todo o Estado Romano.
(04) Na República Romana, os escravos eram numericamente poucos e por isso não chegaram a fazer revoltas nem representavam concorrência com a mão-de-obra livre.
(08) Sob Otávio Augusto foi instituído o regime do Principado, que corresponde à fase de implantação do Império Romano, extinguindo-se o período da República.
(16) Pelo Édito de Caracala (212 d.C), o direito de cidadania romana foi estendido a todos os habitantes livres do Império.


11- "Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis."
(Tácito, Anais 1.2, MOSES HADAS, ED., THE COMPLETE WORKS OF TACITUS, NEW YORK, RANDOM HOUSE, 1942, p. 3).

a) Identifique o período da história de Roma tratado nesse texto.
b) A partir dos elementos indicados no texto, caracterize o Estado romano durante esse período.


12- "A atividade dos Gracos foi objeto de debates apaixonados e formulavam-se sobre ela os juízos mais diversos (... ). Os políticos romanos dividiam-se nitidamente em dois grupos ou partidos, pelos quais os Gracos eram considerados heróis ou criminosos."                     (M. Rostovtzeff. "História de Roma".)
O autor refere-se aos irmãos Tibério e Caio Graco, tribunos da Assembléia da Plebe de Roma no século II a.C.

a) Como estava constituída a sociedade romana na época de atuação dos irmãos Tibério e Caio Graco?
b) Dê uma razão pela qual os irmãos Graco eram "objeto de debates apaixonados".

segunda-feira, 2 de julho de 2012


AOS ALUNOS DO 3V2. NOTA 4

NÃO DEIXAR DE FAZER O TRABALHO SOBRE A GRANDE DEPRESSÃO ( GRISE DE 1929) E EM  GRUPO DE 5 ALUNOS E ENTREGAR NA DATA ESTABELECIDA PARA OS REPRESENTANTES DA SALA COMO COMBINADO.

SEGUE ABAIXO AS QUESTÕES QUE FALE QUE IRIA MANDAR PARA QUE RESPONDEREM E ENVIAR POR EMAIL.LEMBRE-SE QUE ESTAS QUESTÕES E O MESMO GRUPO DO TRABALHO. ENVIAR ATÉ O DIA 17 DE JULHO AS RESPOSTA. PARA O EMAIL ABAIXO....OBRIGATÓRIO
Fazziorafael@hotmail.com


 1- Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras quer tratores em vez de pequenas famílias nas terras. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos nas terras e expulsa-nos dela. Não há quase diferença entre esse trator e um tanque de guerra. Ambos expulsam os homens que lhes barram o caminho, intimidando-os, ferindo-os." (John Steinbeck, AS VINHAS DA IRA, 1972) 
a) De acordo com o texto, como pode ser caracterizada a situação do camponês norte-americano após a crise de 1929? 
b) Cite duas medidas adotadas pelo programa de reformas de Roosevelt (New Deal) para solucionar os problemas sociais criados pela crise de 1929.





2- A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos". (Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L EUROPE, T. I. Flamarion ) O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:
a) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
b) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.

3- Após a 1 Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo, consolidando o chamado "sonho americano". Essa riqueza provinha em grande parte do crescimento e do avanço técnico da indústria, o que por um lado resultava na maior oferta de produtos industrializados baratos, mas por outro ocasionava um crescente desemprego de operários substituídos por máquinas. O desemprego e as altas aplicações de dinheiro no mercado de ações ajudaram a desencadear uma crise de repercussão mundial. Identifique essa crise e analise suas principais conseqüências para os Estados Unidos.

4- Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
e) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.

5- A crise econômica de 1929, por sua profundidade e extensão, atingiu todo o mundo ligado ao capitalismo. Quais foram os efeitos dessa crise no Brasil, sob os aspectos econômico e político?


AOS ALUNOS DO 2V1 2V4 E 2V5 NOTA 4

NÃO DEIXAR DE FAZER O TRABALHO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E GRUPO DE 5 ALUNOS E ENTREGAR NA DATA ESTABELECIDA PARA OS REPRESENTANTES DA SALA COMO COMBINADO.

SEGUE ABAIXO AS QUESTÕES QUE FALE QUE IRIA MANDAR PARA QUE RESPONDEREM E ENVIAR POR EMAIL.LEMBRE-SE QUE ESTAS QUESTÕES E O MESMO GRUPO DO TRABALHO. ENVIAR ATÉ O DIA 17 DE JULHO....OBRIGATÓRIO.
FAZZIORAFAEL@HOTMAIL.COM

1 —  A abertura dos portos, realizada por D. João (1808), teve amplas repercussões, pois na prática significou:

a) o aumento sensível das exportações sobre as importações, com a restauração da balança de pagamentos. 
b) o estabelecimento de maiores laços comerciais com Lisboa, conforme o plano de Manuel Nunes Viana, paulista de grande prestígio. 
c) manutenção da politica econômica mercantilista, segundo defendia José da Silva Lisboa. 
d) o rompimento do pacto colonial, iniciando em novo processo que culminou com a Independência. 
e) a intensifIcação do processo de independência econômica do Brasil, em face da liberdade industrial. 


2 - A respeito da Revolução Pernambucana de 1817, considere as seguintes afirmativas: 
I. Foi marcada por forte sentimento antilusitano, resultante do aumento dos Impostos e dos grandes privilégios concedidos aos comerciantes portugueses. 
II. Não contou com o apoio de religiosos e militares, tendo apenas a adesão dos demais segmentos da população, 
III. Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste, com os combates armados passando de Recife para o sertão, estendendo-se também a Alagoas, Paraiba e Rio Grande do Norte. 
IV. A revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas. 
V. Propunha a República, com igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão .
São verdadeiras apenas as afirmativas: 

a) I,IIIe V 
b) I, II e III 
c) I,IV e VI 
d) II,III e IV
e) II, III e V


3 - A transferência do governo português para o Brasil, em 1808, teve ligação estreita com o processo de emancipação política da colônia porque: 

a) introduziu as idéias liberais na colônia, incentivando várias rebeliões. 
b) reforçou os laços de dependência e monopólio do Sistema Colonial, aumentando a insatisfação dos colonos, 
c) incentivou as atividades mercantis, contrariando os interesses da grande lavoura. 
d) favoreceu os comerciantes portugueses, prejudicando os brasileiros e os Ingleses (gados ao comércio de importação.
e) lnstalou no Brasil aestiutura do Estado português, reforçando a unidade e a autonomia da colônia.

4 - A luta para construir a autonomia política do Brasil contou com várias rebeliôes, em que se destacaram reflexões sobre a questão da escravidão, que tanto atingiu a nossa história, Os escravos foram decisivos para a produção da riqueza social e sofreram com a exploração polftica e física dos seu senhores. Sobre a luta contra a escravidão no Brasil, podemos afirmar que: 

a) não houve resistências dos grandes proprietários, preocupados apenas com os lucros da exportação de seus produtos. 
b) a Revolta dos Alfaiates, na Bahia, mostrou-se contra a escravidão e teve apoio da população mais pobre de Salvador, 
c) todas rebeliões políticas do século XVIII foram claramente contra a escravidão; sobretudo, as que ocorreram em Pernambuco. 
d) a vinda das idéias liberais para o Brasil em nada contribuiu para o fim da escravidão no século XIX, 
e) o fim do tráfico em 1850 não teve relação com a luta contra a escravidão, não abrindo, pois, espaços para sovas reivindicações de liberdade. 


5 - A Conjuração Baiana (1798) diferenciou-se da Conjuração Mineira (1789), entra outros aspectos, porque aquela: 

a) envolveu a alta burguesia da sociedade do Nordeste. 
b) pretendia a revogação da política fiscal do Marquês de Pombal. 
c) aglutinou a oficialidade brasileira insatisfeita com seu soldo, 
d) teve um caráter popular, com preocupações sobretudo sociais. 
e) ficou também conhecida como ‘revolta dos marinheiros”. 

6 - A crise do sistema colonial foi uma construção histórica. Muitas rebeliões aconteceram e evidenciaram os descontentamentos dos colonos com as atitudes da metrópole. No Brasil colonial, tivemos: 

( ) Revolta dos Mascates, que ameaçou o domínio português com as alianças políticas feitas entre os comerciantes do Recife e a aristocracia de Olinda, 
( ) a Inconfidência Mineira, que defendia, Influenciada pelas ideias iluministas, o fim imediato da escravidão, 
( ) Inconfidência Baiana, em 1798, que contou com a liderança marcante dos grandes proprietários da terra e a participação dos maçons na divulgação das idéias liberais, 
a Guerra dou Emboabas, que ameaçou o domínio português, no século XVIII, com a ação dos rebeldes que conseguiram o controle e a exploração das minas de ouro. 
( ) a Revolução de 1817, com a participação destacada do clero pernambucano e com a defesa de princípios do liberalismo. 

a) V,V,V,V,V
b)V,V,F,F,V
c)F,F,V,F,V
d)F,F,F,F,V
e)F,F,F,F,F


7 - Leia as afirmações sobre a Sedição Baiana de 1798 e assinale a alternativa CORRETA. 
I. Conhecida como Conjuração Baiana ou dos Alfaiates, a Sedição de 1798, foi um movimento social de caráter republicano e abolicionista. 
II, Diferentemente da Conjuração Mineira, o movimento de 1798 teve apoio dos setores mais explorados da sociedade colonial. 
III. Entre as reivisdicações dos sediciosos estavam o fim do domínio colonial, a separação Igreja-Estado e a igualdade de direitos,sem distinção de cor ou de riqueza. 
IV. Dos muitos processados, quatro foram enforcados. Entre eles, Manuel Faustino dos Santos, de apenas 23 anos. 
V, O movimento caracterizou-se pela distribuição de panfletos manuscritos na cidade de Salvador. 

a) apenas I, II e IV estão corretas 
b) apenas II, III e V estão corretas 
c) apenas III e V estão corretas
d) apenas I e IV estão corretas 
e)todas estão corretas 


8 - A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que: 

a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador. 
b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular. 
c) propôs, a partir das idéias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra. ‘
d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações na estruturas econômicas e sociais do País. 
e) implícou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietárlos de terras e de escravos. 


9 - Assinale a opção cujo conteúdo está ligado à concretização da emancipação política do Brasil, em 1822: 

a) reforço da política de monopólios adotada peio governo de D. João no Brasil. 
b) apoio do rei aos setores liberais da colônia, como no caso da Revolução Pernambucana. 
c) política recolonizadora do Brasil adotada pelas cortes portuguesas. 
d) desdobramento da Revolução Liberal do Porto na colônia. 
e) reação das elites coloniais à permanência do Príncipe Herdeiro de Portugal na colônia. 


10 - A Independência do Brasil despertou interesses conflitantes tanto na área econômica quanto na área política. 
Qual das alternativas apresenta esses conflitos? 

a)Os interesses econômicas dos comerciantes portugueses se chocaram com o “liberalismo econômico” praticado pelos brasileiros e subordinado à hegemonia da Inglaterra. 
b) A possibilidade de uma sociedade baseada na igualdade e na liberdade levou a jovem nação a abolir a escravidão, 
c) As colônias espanholas tornaram-se independentes dentro do mesmo modelo brasileiro: monarquia absolutista. 
d) A Guerra da Independência dividiu as províncias brasileiras entre o “partido português” e o “partido brasileiro”, levando as Províncias do Grão-Pará, Maranhão, Bahia a Cisplatina a apoiarem, por unanimidade, a Independência. 
e) Os republicanos, as monarquistas constitucionalistas e os absolutistas lutaram lado a lado pela Independência, são deixando que as suas diferenças dificultassem o processo revolucionário.




11- DESCREVA SOBRE OS MOTIVOS E AS CONSEQUÊNCIAS DA INDEPENDÊNCIA PARA O BRASIL?


  

ATIVIDADE PARA OS ALUNOS DO 2V1,V4,V5 NOTA 3 REPOSIÇÃO


ENTREGAR AS ATIVIDADES ABAIXO PARA O REPRESENTANTE DA SALA ATÉ O DIA 16 DE JULHO.
ONDE O MESMO IRA ENTREGAR PARA A COORDENAÇÃO MARIA JOSÉ.
2V1 PARA O ANTONIO
2V4 PARA ELISANGELA
2V5 DAYANE.

ENTREGAR EM FOLHA SEPARADA COM NOME NUMERO E A SERIE APENAS AS RESPOSTAS.

02. (FATEC) A Conjura Baiana de 1798, conhecida também por Revolução dos Alfaiates, foi a mais popular rebelião do período colonial, entre outros motivos, por propor:

a) a emancipação de Portugal, a instauração de uma Monarquia Constitucional e a manutenção do pacto colonial;
b) a emancipação de Portugal, a instauração de uma Monarquia Constitucional, a continuidade da escravidão e a liberdade de comércio;
c) a emancipação de Portugal, a instauração de uma República, a continuidade da escravidão e a manutenção das restrições ao comércio;
d) a emancipação de Portugal, a instauração de uma República, o fim da escravidão e a liberdade de comércio;
e) a emancipação de Portugal, a manutenção do Pacto Colonial, o fim da escravidão e a formação de um exército luso-brasileiro.

04.
"Do Caeté a Vila Rica,                             Mas o homem que vão levando
tudo ouro e cobre!                                    é quase só pensamento:
O que é nosso vão levando...
E o povo aqui sempre pobre!                  - Minas da minha esperança
                                                                 Minas do meu desespero
Noite escura. Duros passos.                     Agarram-me os soldados,
Já se sabe quem foi preso.                        como qualquer bandoleiro
Ninguém dorme. Todos falam,
todos se benzem de medo.                        Vim trabalhar para todos,
Passos da escolta nas ruas                         e abandonado me vejo.
- que grandes passos, no Tempo               Todos tremem. Todos fogem.
                                                                  A quem dediquei meu zelo?"
(Cecília Meireles, O Romanceiro da Inconfidência)

Com grande sensibilidade Cecília Meireles recupera aspectos importantes da Conjuração Mineira que:
 
a) teve a participação exclusiva das camadas médias e pobres da população das Gerais;
b) eclodiu quando aumentaram a produção e a exportação dos metais preciosos;
c) terminou com onze dos conspiradores condenados à pena de morte, pena esta fielmente cumprida;
d) falhou na organização da defesa militar, sendo suas tropas logo derrotadas pelas forças legalistas, o que gerou um clima de pânico em Vila Rica;
e) teve seus participantes punidos de forma diversa, segundo a situação socioeconômica de cada um deles.
 
6. Entre as propostas da Inconfidência Mineira, podemos citar:
 
a) a abolição da escravidão no Brasil, mediante a indenização dos proprietários;
b) a mudança da sede do Governo Brasileiro da província da Bahia para Minas Gerais;
c) a restrição da produção manufatureira, que impedia a concentração de recursos nas atividades manufatureiras;
d) o término das concessões especiais à Inglaterra, firmado no Tratado de Comércio e Amizade;
e) a independência do Brasil e o estabelecimento de um governo republicano.

 
07. (UNIFENAS) O ideário político de conteúdo liberal da Inconfidência Mineira apresentava algumas contradições, dentre elas:
 
a) manutenção do regime de trabalho escravo;
b) adoção de um regime político republicano;
c) estabelecimento de uma Universidade em Vila Rica;
d) separação e independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário;
e) manutenção dos antigos privilégios concedidos às companhias de comércio.
 
 
08. (FGV) Sobre a Inconfidência Mineira é correto afirmar:

a) Foi um movimento que contou com uma ampla participação de homens livres não-proprietários e até mesmo de muitos escravos negros.
b) O clero de Minas Gerais não teve nenhuma participação na conspiração, que tinha uma forte conotação anti-eclesiástica;
c) Entre os planos unanimemente aprovados pelos conspiradores de Minas estava a abolição da escravatura;
d) Entre os fatores que influenciaram os "inconfidentes" estavam as "idéias francesas" (o Iluminismo, o Enciclopedismo) e a "justificação pelo exemplo", da Independência Norte-Americana.
e) Os "inconfidentes" jamais pensaram seriamente em proclamar a Independência do Brasil em relação a Portugal, pretendendo apenas forçar a Coroa a suspender a cobrança da "derrama".

09. (UNIFENAS) Falso ou Verdadeiro?

I. A Conjuração Baiana teve como inspiração as idéias liberais e teve participação popular.
II. A Inconfidência Mineira foi idealizada por uma elite e obteve o respaldo popular, com exceção dos trabalhadores escravos.
III. Ideal de libertação nacional, influência das idéias iluministas, apoio popular e forte repressão militar caracterizaram os movimentos de independência conhecidos como Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

As afirmações acima são, respectivamente:

a) F V F
b) V F F
c) V V V
d) F F F
e) V F V


10. (FUVEST) A Inconfidência Mineira, no plano das idéias, foi inspirada:

a) nas reivindicações das camadas menos favorecidas da colônia;
b) no pensamento liberal dos filósofos da ilustração européia;
c) nos princípios do socialismo utópico de Saint-Simon;
d) nas idéias absolutistas defendidas pelos pensadores iluministas;
e) nas fórmulas políticas desenvolvidas pelos comerciantes do rio de Janeiro.


1 -  ONDE OCORREU A INCONFIDÊNCIA MINEIRA?
2 -  EM QUE ANO OCORREU A INCONFIDÊNCIA MINEIRA?
3 -  POR QUE OCORREU A INCONFIDÊNCIA MINEIRA?
4 - QUEM LIDEROU A INCONFIDÊNCIA MINEIRA?
5 -  QUAIS ERAM OS OUTROS INCONFIDENTES, ALÉM DE TIRADENTES?
6  - QUAL ERA A IDÉIA PRINCIPAL DOS INCONFIDENTES?
R: TORNAR O BRASIL INDEPENDENTE
7  - QUE INSCRIÇÃO HAVIA NA BANDEIRA DOS INCONFIDENTES?
8  -O QUE ERA A DERRAMA?
9  - QUEM DELATOU O MOVIMENTO DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA?
10 - O QUE ACONTECEU AOS LÍDERES DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, APÓS O FRACASSO DO MOVIMENTO?
11  -  O QUE RESTOU DE POSITIVO DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA?