sábado, 28 de abril de 2012

AOS ALUNOS DO 3 ANO COLÉGIO ENCANTO.

SEGUE ABAIXO AS INSTRUÇÕES SOBRE O TRABALHO.

GRUPO DE NO MAXIMO 4 ALUNOS.
CADA GRUPO DEVE ORGANIZAR UMA PESQUISA SOBRE:

A URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS, CAPITULO 25 DO LIVRO.


I-Sendo um trabalho escrito no minimo de de 10 folhas. tendo:
a) informações 
b) imagens.
c) enviar por email para  fazziorafael@hotmail.com.


II- Montar um Slide para apresentar o tema na sala no minimo de 15 slide.


III- Organizar uma maquete sobre algo em que o grupo achou relevante sobre o tema.


Data da apresentação 25/05.





AOS ALUNOS DA ESCOLA VARELA BARCA DO 2V1 E 2V4

Responder as Questões em uma folha separa e entregar nesta quarta feira sem falta pois e para nota. Vale até 3 ponto na media.

01. (UNICAMP) A respeito do Estado moderno, o pensador político inglês, John Locke (1632 - 1704) escreveu:
"Considero poder político o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade."

(Citado por Kazumi MUNAKATA, A legislação trabalhista no Brasil, 1984)

a) Explique a função do Estado segundo a tese de Locke.
b) Como, a partir dessa tese, se explica a relação do Estado moderno com a acumulação da capital?


02. (FUVEST) No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:

a) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
b) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
c) Desagregação do feudalismo e centralização política.
d) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.
e) Enfraquecimento da burguesia e equilíbrio entre o Estado e a Igreja.


03. (PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:

a) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
b) estabeleceu uma república constitucional;
c) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.


04. Os Tratados de Vestfália (1648), que puseram fim à Guerra dos 30 anos:

a) consagraram a hegemonia espanhola;
b) consagraram a hegemonia dos Habsburgos da linha austríaca;
c) consagraram a preponderância francesa, com o enfraquecimento geral dos Habsburgos;
d) estabeleceram um equilíbrio de poder na Europa;
e) n.d.a.


05. (UEMT) A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que:

a) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento;
b) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios;
c) o poder da lei é superior ao poder do monarca;
d) o Parlamento legisla por delegação especial do rei;
e) a vontade do rei, independentemente do Parlamento.


06. (CESGRANRIO) A consolidação da Monarquia Francesa:

a) deveu-se à política de Luís XI;

b) foi fruto da desintegração da nobreza feudal, esgotada pela Guerra dos Cem Anos e pelas crises
de sucessão dinástica;

c) tornou-se possível graças à formação definitiva da configuração territorial da França, o que ocorreu no
século XVI;

d) resultou do desenvolvimento de uma burguesia mercantil que apoiou o processo centralização monárquico;

e) ocorreu como resultado das vitórias obtidas contra os ingleses.


07. (MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento de holandesa, ficou conhecido como:

a) Monarquia Absolutista
b) Monarquia Constitucional
c) República Puritana
d) Restauração Stuart
e) Revolução Gloriosa


08. (ACAFE) A respeito da Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, é correto afirmar:

a) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo parlamentarismo;
b) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
c) estabeleceu uma república constitucional;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico.


09. (VUNESP) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque:

a) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês;
b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;
c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo;
d) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;
e) abolia todas as práticas protecionistas.


10. (MS)
"Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)

A citação acima demonstra que:

a) o governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
b) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
c) o povo é livre para escolher o chefe da nação;
d) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;
e) o governo deve ser constitucional, para ser considerado legítimo.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

“O Manifesto Comunista – Resumo”





O Manifesto Comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista (em alemão: Manifest der Kommunistischen Partei), publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga Comunista e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga.
O Manifesto sugere um curso de ação para uma revolução socialista através da tomada do poder pelos proletários.
Marx e Engels partem de uma análise histórica, distinguindo as várias formas de opressão social durante os séculos e situa a burguesia moderna como nova classe opressora. Não deixa, porém, de citar seu grande papel revolucionário, tendo destruído o poder monárquico e religioso valorizando a liberdade econômica extremamente competitiva e um aspecto monetário frio em detrimento das relações pessoais e sociais, assim tratando o operário como uma simples peça de trabalho. Este aspecto juntamente com os recursos de aceleração de produção (tecnologia e divisão do trabalho) destrói todo atrativo para o trabalhador, deixando-o completamente desmotivado e contribuindo para a sua miserabilidade e coisificação. Além disso, analisa o desenvolvimento de novas necessidades tecnológicas na indústria e de novas necessidades de consumo impostas ao mercado consumidor.
Afirmam sobre o proletariado: “Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência”. O operariado, tomando consciência de sua situação, tende a se organizar e lutar contra a opressão, e ao tomar conhecimento do contexto social e histórico onde está inserido, especifica seu objetivo de luta. Sua organização é ainda maior pois toma um caráter transnacional, já que a subjugação ao capital despojou-o de qualquer nacionalismo. Outro ponto que legitima a justiça na vitória do proletariado seria de que este, após vencida a luta de classes, não poderia legitimar seu poder sob forma de opressão, pois defende exatamente o interesse da grande maioria: a abolição da propriedade(“Os proletários nada têm de seu para salvaguardar”).
O Manifesto Comunista faz uma dura crítica ao modo de produção capitalista e na forma como a sociedade se estruturou através desse modo. Busca organizar o proletariado como classe social capaz de reverter sua precária situação e descreve os vários tipos de pensamento comunista, assim como define o objetivo e os princípios do socialismo científico.
A exclusividade entre os proletários conscientes, portanto comunistas, segundo Marx e Engels, é de que visam a abolição da propriedade privada e lutam embasados num conhecimento histórico da organização social, são portanto revolucionários. Além disso, destaca que o comunismo não priva o poder de apropriação dos produtos sociais; apenas elimina o poder de subjugar o trabalho alheio por meio dessa apropriação. Com o desenvolvimento do socialismo a divisão em classes sociais desapareceria e o poder público perderia seu caráter opressor, enfim seria instaurada uma sociedade comunista.
No terceiro capítulo, analisa e critica três tipos de socialismo. O socialismo reacionário, que seria uma forma de a elite conquistar a simpatia do povo, e mesmo tendo analisado as grandes contradições da sociedade, olhava-as do ponto de vista burguês e procurava manter as relações de produção e de troca; o socialismo conservador, com seu caráter reformador e anti-revolucionário; e o socialismo utópico, que apesar de fazer uma análise crítica da situação operária não se apóia em luta política, tornando a sociedade comunista inatingível.
Por fim, no quarto capítulo fecha com as principais idéias do Manifesto, com destaque na questão da propriedade privada e motivando a união entre os operários. Acentua a união transnacional, em detrimento do nacionalismo esbanjado pelas nações, como manifestado na célebre frase: “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aos alunos do 9 ano Colégio Encanto Unidade 2


     INVESTIGANDO
 A HISTÓRIA.


Temas:
 1-Primeira Guerra Mundial
2- Revolução Russa

Primeira etapa cada equipe deve cumprir:
a) buscar dois filmes sobre o tema da pesquisa.
b) Informações sobre o filme bem detalhado.
c) enviar por email as informações do filme para:  fazziorafael@hotmail.com

Segunda etapa  cada equipe deve cumprir:
a) Organizar cartazes para colocar na escola em forma de um jornal com as principais noticias e acontecimentos. Nesta etapa vamos nos reunir para informar a forma do jornal.

Terceira etapa cada equipe deve cumprir:
a) Organizar uma pesquisa bem detalhada sobre o tema e enviar para o email acima.
b) Organizar uma maquete sobre o tema.
c) Montar um slide sobre o tema, com imagens e informações.

Quarta etapa cada equipe deve cumprir:
a) Fazer um levantamento bibliográfico . Nesta etapa vamos nos reunir para informar como deve ser feito o levantamento.

Prova final.
Cada equipe terá 20 minutos para apresentar sua pesquisa, sendo obrigatório todos apresentarem bem como em forma de slide.
·       
     Cada equipe deve escolher dois representantes para se reunir com o professor quando solicitado.

Pontuação de cada etapa:
Ø Primeira.............2 pontos
Ø Segunda.............2 pontos
Ø Terceira.............3 pontos
Ø Quarta etapa......1 ponto

Prova final ........9 pontos

Lembres-se que a premiação é:
Teste e leva 2 pontos na média
5 pontos teste leva 1 ponto na média
3 pontos teste leva 0,5 na média
1 ponto teste.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PROVA DE GEOGRAFIA COLÉGIO ENCANTO 3 ANO


1. (UNI 01. A capacidade de crescimento da população é infinitamente maior do que a capacidade de produção de alimentos na Terra. Esse é o enunciado básico da doutrina de Malthus, que consiste no seguinte princípio:

a) progressão geométrica da população e progressão aritmética dos alimentos;
b) progressão geométrica da população e baixa taxa de natalidade;
c) progressão aritmética da população e baixa taxa de mortalidade;
d) progressão aritmética da população e progressão geométrica dos alimentos;
e) progressão geométrica da população e alta taxa de natalidade.

02. (UNISA) As declarações oficiais dos diversos governos do Brasil, em torno da necessidade de povoar o território brasileiro; as concessões de legislação trabalhista brasileira, como salário-família, o auxílio maternidade etc. levam a concluir que o Brasil adota uma política demográfica:

a) Neomalthusiana;
b) natalista ou populacionista;
c) antinatalista;
d) contrária à teoria de Malthus;
e) contrária ao crescimento vegetativo.

03. (FUVEST) Considerando-se a distribuição da população mundial por atividades econômicas, é incorreto 
afirmar que:

a) a repartição da PEA pelos setores de atividades reflete o grau de desenvolvimento econômico;
b) o setor terciário apresenta-se em expansão em quase todos os países do mundo;
c) em diversos países subdesenvolvidos, o número de pessoas empregadas no setor secundário vem aumentando devido à existência de um processo de industrialização;
d) os países subdesenvolvidos apresentam geralmente um setor terciário hipertrofiado;
e) em todos os países subdesenvolvidos, de economia capitalista, o predomínio dos setores primário e secundário reflete o elevado poder aquisitivo da sociedade.

4-  Uma família embarca em uma viagem às 14:00 horas, do dia 03 de março, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de vôo é de 10 horas. Qual o dia e o horário de chegada da família ao ponto B?

05HORAS DO DIA 4 DE MARÇO




5- Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 8 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de dez horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar? 
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 13 h
e) 12 h


6-O aluno de uma escola se depara com um problema a sua frente, onde em uma prova de geografia tem que saber qual horas será de uma pessoa que esta a 39° Oeste de Greenwich e outra a 109°Leste de Greenwich, sendo na cidade de Londres onde  o marco e 0° é 19 horas.Como ele deve fazer para resolver esta questão.

              
                                                                           
7 - (Mack) No último dia 24 de Março, a Seleção Argentina de Futebol fez um Jogo contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do país. Sabe-se que o fuso horário entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait é de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distância aproximada, em graus, entre as cidade
a) 45º
b) 60º
c) 75º
d) 90º
e) 105º

8 - (PUC-PR) Sabendo-se que são 13 horas e 20 minutos num local situado a 60oW de Greenwish, que horas seriam num fuso horário a 90oE de Greenwish?




9- (UNIVALE) Sobre a ‘população’ a alternativa verdadeira é:
 a) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.
b) A população relativa é o número total de habitantes de um local.
c) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.
d) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.
e) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial.

10- Defina os termos abaixo:
a- Crescimento vegetativo.

b- Taxa de natalidade.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PROVA DE GEOGRAFIA COLÉGIO ENCANTO

SEGUE ABAIXO AS PROVAS DE GEOGRAFIA DO 1 E 2 ANO. SENDO AS RESOLUÇÕES DO 1ANO ATÉ DOMINGO.


1 ANO

1-  Uma família embarca em uma viagem às 14:00 horas, do dia 03 de março, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de vôo é de 10 horas. Qual o dia e o horário de chegada da família ao ponto B?




2- Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 8 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de dez horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar? 
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 13 h
e) 12 h

3-O aluno de uma escola se depara com um problema a sua frente, onde em uma prova de geografia tem que saber qual horas será de uma pessoa que esta a 39° Oeste de Greenwich e outra a 109°Leste de Greenwich, sendo na cidade de Londres onde  o marco e 0° é 19 horas.Como ele deve fazer para resolver esta questão.

              
                                                                               
4- (Mack) No último dia 24 de Março, a Seleção Argentina de Futebol fez um Jogo contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do país. Sabe-se que o fuso horário entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait é de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distância aproximada, em graus, entre as cidade
a) 45º
b) 60º
c) 75º
d) 90º
e) 105º

5- (PUC-PR) Sabendo-se que são 13 horas e 20 minutos num local situado a 60oW de Greenwish, que horas seriam num fuso horário a 90oE de Greenwish?




6- (UFRJ) - Três internautas (A, B e C) navegam pela rede mundial e visitam a página da BBC de Londres. No momento em que eles acessam a referida página, são 15h (hora local) em Londres (0ºGr). Sabe-se que o internauta A mora numa cidade a 105ºL de Gr, o internauta B, a 30ºO de A, e o internauta C, a 45ºO de Gr. Com base nessas informações, é correto afirmar que as cidades dos internautas A, B e C, no momento em que eles acessam a referida página, têm, como hora-local, respectivamente, 
a) 20h, 18h e 12h.
   b) 20h, 22h e 18h.
   c)22h, 17h e 12h.
   d)22h, 20h e 12h.
   e)22h, 20 e 18h.




7-Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 14horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às:
a) 17 horas.
b) 16 horas.
c) 13 horas.
d) 11 horas.

8- Os EUA é um país muito grande. Em Nova York são 14 horas. Qual o horário de Los Angeles que está 4 fusos horários para oeste? E o horário no Texas, que está 2 fusos horários para oeste de Nova York?


9-  Se a cada 15° corresponde a 1 hora.Quantas horas e minutos tem:
a) 107°__________________
b) 23°___________________
c) 52°___________________
d) 18 °____________________


10- Em Campo grande, Mato Grosso do Sul, o relógio está marcando 22 horas. Qual o horário na Ilha Fernando de Noronha, que está 2 fusos para leste?


2 ANO
Caixa de texto: Colégio Encanto unidade II 
Aluno(a): ___________________________________________________Nº: _________
Profº:  Rafael                 Série: 2ª Ano Ens. Médio                           Prova de Geografia                                                     NOTA


 


1. (G1) Analise os seguintes itens:
I - Robotização da produção.
II - Especialização e qualificação da mão-de-obra.
III - Colonização da África e América Latina para suprimento das necessidades de novos mercados e matérias-primas.
IV - Emprego do petróleo e da eletricidade como fontes de energia.
V - Introdução de novos materiais: fibra óptica e cerâmica.
Os itens correspondentes à Terceira Revolução Industrial são apenas
a) I e III.
b) III e IV.
c) I, II e V.
d) II, IV e V.

2. (Puc-rio) A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.
a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.
b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor - informática.
c) Mudança no padrão energético - energia nuclear.
d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - transportes mais eficientes.
e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas - siderurgia.

3. (Pucmg) São características da Terceira Revolução Industrial, EXCETO:
a) controle da ordem econômica pelos Estados.
b) reconcentração do poder econômico e financeiro.
c) crescente internacionalização da produção capitalista.
d) crescente necessidade de mão-de-obra especializada.
e) alteração na tradicional divisão internacional do trabalho.

4. (Pucmg) No mundo capitalista, a industrialização contemporânea apresenta uma certa dispersão do processo produtivo em áreas que oferecem maiores vantagens econômicas. Entre os reflexos dessa realidade nos países periféricos, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Ocorre implantação de avanços tecnológicos e expansão da produção em países periféricos, como estratégias instituídas pelo modelo industrial vigente, para ampliar seus mercados.
b) Existe incentivo ao consumo dos produtos disponibilizados pela indústria moderna, alterando hábitos culturais nos países periféricos e atendendo ao sistema de capital mundial.
c) Há discrepância entre o setor público dos países periféricos, com pouca capacidade de investimento, e o da iniciativa privada internacional e/ou nacional, que investe, cresce e se globaliza em diversos setores.
d) Há uma ordem pré-estabelecida para o acesso a uma vida mais digna, favorecida pela expansão do processo de produção em países periféricos.

5. (Pucpr) Refletindo sobre os tipos de indústrias e os modelos de desenvolvimento, assinale a afirmativa que contiver a aplicação conceitual ERRADA:

a) O uso do conceito bens de consumo duráveis está cada vez mais contraditório, uma vez que o mundo capitalista tem tornado os produtos das indústrias leves cada vez mais descartáveis, visando à reposição cada vez mais rápida.
b) Nos países centrais, as indústrias pesadas e leves desenvolveram-se simultaneamente, ao passo em que nos países emergentes periféricos capitalistas, as indústrias de bens de consumo se desenvolveram mais e antes do que as de bens de produção.
c) Os primeiros tipos de produtos fabricados pelas indústrias leves na história - no início da Revolução Industrial - foram os bens de consumo duráveis; no entanto, durante a Guerra Fria, o mundo entrou no período da Segunda Revolução Industrial, quando surgiram os motores a combustão interna e eletricidade, possibilitando a produção de bens de consumo não duráveis.

d) O Brasil é um exemplo de país cujo modelo de industrialização baseou-se na substituição de importações, uma vez que as indústrias surgiram priorizando o abastecimento do mercado interno.
e) Ainda hoje, a imensa maioria dos países do planeta é classificada como dependente tecnológica, com pouca participação do setor secundário da economia na composição de seu PIB.

6. (Ufc) A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.
a) As novas tecnologias favoreceram a informatização do processo produtivo e a ampliação do emprego de modo geral.
b) Surgiu o fordismo: conjunto de métodos para a produção em série, com os quais o operário produz mais em menos tempo.
c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado e a especialização do operário torna-se fundamental.
d) Um método mais ágil e flexível, foi desenvolvido, adaptado ao mercado, que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just-in-time.
e) A habilidade do trabalhador está restrita a uma única tarefa, favorecendo o aumento da produtividade, método conhecido como "taylorismo".

7. (Ufc) A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.

I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas II e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.

8. (Ufg) Nas últimas décadas do século XX, a intensificação do uso de alta tecnologia induziu uma nova lógica de localização industrial. Os atuais espaços industriais caracterizam-se pela capacidade organizacional e tecnológica de distribuir o processo produtivo em diferentes localidades.
A espacialização do processo produtivo revela que
a) os atuais espaços industriais, espalhados pelo globo, utilizam muita força de trabalho qualificada e poucos trabalhadores semiqualificados.
b) as novas indústrias foram instaladas considerando-se a abundância de mão-de-obra e a proximidade do mercado consumidor.
c) as empresas instalaram unidades produtivas em alguns países de industrialização tardia, incentivadas pela política de substituição de importações.
d) a criação de espaços industriais, nos países do Terceiro Mundo, foi promovida pelas políticas estatais de incentivo ao consumo dos países centrais.
e) os novos espaços industriais organizam-se em torno de fluxos de informação que reúnem e distribuem, ao mesmo tempo, as fases da produção.

9. (Ufrn) A economia pós-industrial, que caracteriza as duas últimas décadas do séc. XX, ameaça reverter as conquistas sindicais que foram alcançadas, especialmente na Europa Ocidental, durante as décadas de forte crescimento econômico do pós-Segunda Guerra Mundial. Isso se deve à
a) flexibilização da legislação trabalhista, mediante a ampliação dos empregos temporários, como resultado das lutas sindicais.
b) produção do desemprego estrutural, em virtude da maior participação do setor secundário na economia.
c) flexibilização das relações de trabalho e à diminuição dos custos de produção, as quais decorrem da reorganização da produção.
d) busca de estratégias para redução de custos fixos, destacando os encargos trabalhistas e a manutenção de hierarquias no emprego industrial.

10. (Ufrrj) O mundo vem assistindo a uma revolução no setor produtivo que tem sido chamada de terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica (Revolução Tecnológica). A plena inserção brasileira nesse contexto enfrenta um sério obstáculo, que é
a) a grande extensão do território nacional, encarecendo a produção tecnológica.
b) o distanciamento geográfico do Brasil em relação aos principais centros tecnológicos.
c) a incompetência tecnológica nacional no setor agrário - exportador.
d) o exagerado crescimento brasileiro no setor da indústria de consumo.
e) a limitada capacitação técnico-científica da produção nacional.

RESOLUÇÃO
1. [C]

2. [E]

3. [A]

4. [D]

5. [C]

6. [D]

7. [C]

8. [E]

9. [C]

10. [E]




PROVA DE HISTORIA COLÉGIO ENCANTO

SEGUE ABAIXO AS PROVAS DE HISTÓRIA DO COLÉGIO ENCANTO DO 6 ANO AO 9 ANO.


6 ANO
 1- A era da Pedra Lascada se refere a qual período
a) Neolítico
b) Paleolítico
c) Idade do Bronze
d) Hoje

2- Os primeiros humanos no período Paleolítico viviam da:
a) caça, da pesca e da colheita
b) da agricultura,
c) das indústrias
d) tecnologia

3-As primeiras ferramentas fabricadas pelos primeiros grupos humanos foram:
a) a faca, raspadores, ponta de lança e flecha
b) a inchada
c) o machado
d) foice, inchada

4- Qual período pode ser considerado a era da pedra polida.
a) Neolítico
b) Paleolítico
c) Idade do Bronze
d) Hoje

5-A atividade agrícola possibilitou a sedentarizarão dos grupos humanos, ou seja, a sua fechar à terra. Em que período.
a) Neolítico
b) Paleolítico
c) Idade do Bronze
d) Hoje

6- Complete com V para verdadeiro e F para falso:
a) (  )  No Paleolítico ninguém era proprietário de terras.                  
b) (  ) As primeiras cidades surgiram nas margens de grandes rios  

7-  Escreva C para criacionismo ou E para evolucionismo, nas sentenças abaixo:
(    ) Explicação sobre a origem da vida que tem como uma das obras fundamentais à Bíblia.
(   ) Não tem fundamentação religiosa.
(   ) Tanto o universo quanto o ser humano foram criados por um ser superior.
(   ) Teoria de Charles Darwin.

8- Quais foram os primeiro metais utilizados pela humanidade. Relacione as colunas na ordem em que foram descobertos.

 1°                                               Ferro

 2°                                               Cobre

 3°                                               Bronze

9- O em quais continentes surgiram as primeiras cidades?
  





10- Complete o quadro com  informações sobre a idade dos Metais

Quando começou a ser utilizado
Características
Cobre



Bronze



Ferro




7 ANO
1- O principal centro de culto e peregrinação dos árabes localiza-se:
a) Israel
b) Roma
c) Meca
d) Natal

2- Os grupos humanos que habitavam o deserto não tinham unidade política; a maioria vivia dispersa, cada grupo com suas leis e chefe tribais chamados de:
a) Germânicos
b) Beduínos
c) Romanos
d) Gregos

3-No interior da ___________, ficavam centenas de símbolos religiosos de todos os clãs.
a) Casa
b) Mosteiro
c) Caaba
d) vila

4-Nome do livro sagrado para os Islâmicos.
a) Bíblia
b) Alcorão
c) Atos
d) Baviera

5- Hostilizado pela elite da cidade e pelos seguidores de outros deuses, Maomé fugiu, em 622, para a cidade de Yatrib. A partir daí passou a se chamar _________. Nome de origem árabe que significa “ cidade do profeta”. E o episódio da fuga, conhecido com__________, marca o início do calendário mulçumano.
a) Medina, Hégira.
b) Roma, Hégira
c) Israel, Batalha dos povos.
d) Medina, Batalha dos povos.

6- Qual o nome da batalha de 732, onde o exército franco de Carlos Martel impediu o avanço árabe.
a) Batalha de Poitiers
b) Batalha dos povos
c) Batalha Justa.
d) Batalha de Martel

7- (USP-SP) Assinale, de acordo com o seguinte código:

I – A Hégira foi a fuga de Maomé pra Yatrib, que em sua homenagem passou a ser chamada Medina.
II – Sob a direção do Califa Omar, a conquista muçulmana rapidamente englobou o Oriente Médio,sendo conduzida para o Ocidente, no tempo dos Omíadas.
III – Maomé quebrou os ídolos existentes na Caaba, em Meca, no ano 630, marcando com esse ato o início oficial do Islão.

a) I, II e III corretas.
b) Apenas a I está correta.
c) I e II corretas.
d) I e III corretas.
e) II e III corretas.






8-  Complete o quadro com informações sobre o islã.

O ISLÃ

Quando e por que foi fundado

Diferença básica em relação as crenças
Pré-islamicas.

Livro Sagrado

Significado e importância da Hégira




Significado da Jihad



9- Os pastores nômades conhecidos como beduinos criavam:
a)camelos, carneiros e cabras, animais que suportavam o clima quente e seco do deserto
b) cavalo, búfalo.
c) peixes, aves e cobras.
d) cabras e cavalos.

10- A mais importantes cidades eram:
a) yatrib e Meca.
b) Belém e vaticano.
c) Roma e Israel
d) Natal e Meca.



 8 ANO
1- Somente em meados do século____, as explorações em busca de metais e pedras preciosas começaram a ser organizadas com mais regularidade.
a) XVII
b) XIX
c) XVII
d)nda

2- Cite um imposto cobrado na época da mineração. Como era feita a cobrança?



3- O que é ouro de aluvião? Retire



4- O que era o santo do pau oco e para que ele servia?



5- Tomando como base o que você estudou, redija um pequeno texto utilizando as palavras do quadro abaixo.

Mina Gerais
Quinto
Casa de fundição
Final do século XVII
Guerra dos Emboabas
Mato Grosso e Goiás

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6- Em junho de 1772, aproximadamente 2 mil mineiros comandados pelo tropeiro_______________________, tomaram Vila Rica e exigiram do governador da capitania que não concretizasse a criação das casas de fundição.
a) Filipe dos Prado
b) Felipe dos Santos
c) Felipe dos Prado
d) Filipe dos Santos

7- Depois de registrada, a mina era dividida em lotes conhecidas como__________?



8- O governo luso procurou reprimir o tráfico implantando as________________?



9- Para pressionar os mineiros a cumprir a exigência, a Coroa instituiu __________? 



10- Qual eras as penas para quem descumprisse a lei ?

9 ANO

1- A República da espada e conhecida também por.
a) liderada Portugueses
b) Por Presidentes
c) Presidentes formados
d) Presidentes fardados.

2- Em que ano foi proclamada a república no Brasil.
a)1888
b)1887
c)1889
d)1891

3- Em 1903 por meio do qual a Bolívia reconhece a soberania do Brasil sobre o Acre por meio de um tratado.
a)Tratado de Petrolina
b)Tratado de Moscou
c) Tratado de Tordesilhas
d) Tratado de Petrópolis

4- A Nova Constituição, promulgada em fevereiro de________, consagrou o ideal federativo, como desejavam as oligarquias estaduais.
a)1888
b)1887
c)1889
d)1891

5- Descreva três pontos estabelecidos pela Constituição Republicana.
1-
2-
3-

6- Quem foi o primeiro presidente do Brasil.
a) Marechal Beoboro da Fonseca
b) Marechal Demostre da Fonseca
c) Marechal Deodoro da Fonseca
d) Marechal Rui Barbosa.

7- Circule o elemento que não faz parte do contexto estudado.
a) Escravismo
b) Coronelismo
c) Política café com leite
d) Oligarquia

Escreva o significado dos conceitos abaixo:

8- República da espada



9- República das Oligarquias




10- Coronelismo